Apesar do crescimento incrÃvel dos carros 100% elétricos, ainda existem muitos condutores que preferem ter uma alternativa a combustão para o que der e vier. Sendo exatamente por isso que existem tantos interessados nas mais recentes alternativas do grupo VW (exemplo: Golf 8.5 GTE) e Renault (exemplo: Rafale Plug-In), que já são capazes de oferecer uma autonomia puramente elétrica acima dos 100 quilómetros, bem como a possibilidade de conjugar ambas as motorizações (elétrica + combustão) para um outro tipo de condução bem mais desportiva.
Mas, a evolução da motorização Plug-In não fica por aqui!
Carros hÃbridos (PHEV) com 400 km de autonomia!?
Portanto, numa altura em que os veÃculos hÃbridos plug-in já apresentam baterias com a mesma densidade de alguns dos primeiros carros 100% elétricos mais populares do mercado (como é o caso do Renault Rafale, que já chega ao mercado com os mesmos 22 kW de bateria que o primeiro Zoe trouxe para as estradas Portuguesas), tudo indica que ainda há mais evolução à vista.
Afinal de contas, a CATL já lançou a sua bateria Freevoy, que promete um carregamento rápido 4C, e mais de 400 quilómetros de autonomia com um único carregamento. Ou seja, um valor muito próximo ao que um veÃculo 100% elétrico (BEV) é hoje em dia capaz de oferecer.
- Nota: Os melhores hÃbridos plug-in atuais andam entre os 80 e 150 quilómetros de autonomia. Existindo um capaz de chegar aos 200 km. É uma grande melhoria!
Aliás, não é apenas a autonomia que impressiona, visto que a CATL afirma que é possÃvel carregar 280 quilómetros em apenas 10 minutos.
Esta é a prova de que a tecnologia de baterias está a avançar a um ritmo incrÃvel. Tanto no lado dos veÃculos puramente elétricos, como também no lado dos cada vez mais apelativos hÃbridos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!