Como deve imaginar, a grande maioria das fabricantes de smartphones não produz apenas só para si, e por vezes, as suas equipas de design também não trabalham apenas e só para quem lhes paga. Como é um pouco o caso da Samsung, que fornece vários componentes ou designs a outras fabricantes.
Mas, no outro lado da moeda, também há fabricantes que preferem fazer outsourcing de designs e produção, por ser mais barato, ou apenas mais fácil. É aqui que entram os designs “de fora”, também conhecidos como ODMs.
Isto não é muito conhecido, mas a grande maioria dos smartphones “low-cost” ou “budget” do mercado são desenhados por apenas 5 empresas Chinesas (Huaqin, Wingtech, LongCheer, CNCE (Chino-E), TINNO). Para ter ideia, em 2020, estas empresas tinham cerca de 85% de quota de mercado deste mundo dos ODM.
- Nota: As empresas ODM não são apenas responsáveis pelo design. Muitas vezes também são responsáveis pela produção do próprio dispositivo, e também da instalação do software da marca.
Dito tudo isto, estas empresas vendem os seus designs a empresas como a Xiaomi, OPPO, e até Samsung. Aliás, para ter ideia, 2 em cada 10 smartphones enviados pela Samsung para o mercado global… Têm como base designs de outras empresas. Se acha isto muito, fique a saber que 9 em 10 smartphones Motorola também são baseados em designs ODM.
Qual é a marca de smartphones com menos criatividade!?
Ora olhe para a tabela da Counterpoint.
Na verdade, a única fabricante de referência do mundo mobile que não usa designs ODM é a Apple, que desenha e produz tudo “in-house”.
Mas, antes de apontar o dedo à Samsung, a gigante Sul-Coreana não fica muito longe, optando por ter designs ODM apenas nas gamas mais baixa. Aliás, a empresa é cada vez menos conivente com este tipo de estratégia, optando mais e mais por contar com as suas linhas de produção na Índia. (Porém, a quota de mercado da Samsung nas gamas de entrada caiu à medida que começou a optar pelas suas linhas de produção. O que é curioso).
Interessa que o smartphone seja desenhado pela empresa que tem o nome na caixa? Ou apenas quer um bom aparelho, seja este de quem for?
Pessoalmente, desde que o smartphone apresente qualidade e chegue a bom preço às minhas mãos, não quero saber de onde vem, ou quem o desenhou.
Mas, quando se compra algo a uma marca de referência, fica um sabor amargo na boca ao pensar que na realidade, essa fabricante teve pouco ou nada a ver com a produção e desenvolvimento desse aparelho.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!