Todos os anos é a mesma coisa… A Apple lança uma nova gama de smartphones iPhone, e os crÃticos rapidamente levantam a sua voz. “É sempre igual, os novos iPhone não trazem mudanças significativas nenhumas”, entre muitas outras crÃticas similares a esta.
Após estas primeiras crÃticas, começam as vendas, e rapidamente temos notÃcias a apontar para números aquém do esperado, rapidamente seguidas por cortes nas encomendas de componentes, etc…
Mas… O iPhone continua a vender que nem pãezinhos quentes! É uma loucura.
iPhone continua a ser um caso de estudo no mercado!
A Apple anda a fazer isto há inúmeros anos, mas, ainda assim, existem vários especialistas sempre prontos a cair na mesma lenga-lenga de sempre. O iPhone continua um sucesso absurdo, porque aquilo que o separa de todos os rivais continua intacto. O iPhone vende porque é um iPhone, porque é um simbolo de estatuto, e apesar de 2024 ter sido o ano em que choveram mais crÃticas, a realidade é que isso ainda não se perdeu.
Basta olhar para as contas da Apple para o último trimestre. Em que só a partir do iPhone, a Apple foi capaz de angariar cerca de 46.22 mil milhões de dólares, números superiores (2.5 mil milhões) ao mesmo trimestre do ano passado.
Em suma, 17 anos após o lançamento do primeiro iPhone, e na altura em que a Apple tem mais concorrência no lado Android, o seu smartphone conseguiu chegar a novos nÃveis de receita. Aliás, se formos um pouco mais atrás, a 2020, as receitas feitas a partir do iPhone subiram mais de 50%. É a loucura.
Ainda assim, a Apple está pronta a mudar algumas coisas!
Sim, este último lançamento foi muito criticado, e como tal, é uma situação que não se pode repetir. É por isso que a estratégia vai mudar em 2025. Vamos dar as boas vindas ao iPhone SE 4 já em Março, e logo a seguir, em Setembro, vamos também dar as boas vindas a um iPhone Slim, e talvez também a um iPhone Ultra.
A Apple vai abandonar o modelo de lançar novos iPhones todos os anos?
Não acredito. A grande maioria dos consumidores de iPhone não troca de smartphones todos os anos. Por isso, a estratégia de melhorias incrementais e iterativas não tem o impacto que muitos especialistas acha.
Sempre que um consumidor “normal” de iPhone troca de telemóvel, sente uma grande mudança. Por isso, o modelo resulta.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!