Os projetores têm vindo a passar por uma grande evolução e por vezes passamos ao lado disto. Ainda me lembro do tempo em que os projetores eram muito pesados, sobretudo devido ao sistema de iluminação, pesados e sobretudo caros. Hoje em dia devido a todas as inovações tecnológicas já conseguimos ter equipamentos leves, muito mais em conta e com uma qualidade que em muitos casos supera as Smart TVs que temos em casa. A Leak aventurou-se e quis perceber se isto é mesmo verdade. Assim vale a pena comprar um projetor em vez de uma Smart TV?
Um dos aspetos interessantes é que neste momento já pode comprar um projetor que suporta 1080p ou 4K, sem problemas. Antigamente também o podÃamos fazer, de algum modo, mas irÃamos sempre gastar muito dinheiro. O projetor que começámos a testar para este artigo, o Xming Episode One Google TV Projector foi uma revelação. É que antes de o começarmos a utilizar estávamos preparados para um longo processo de configuração. Afinal de contas não foi nada disso.
Tudo é simples de configurar
Graças à focagem automática, o projetor assegura que a imagem é nÃtida e clara sem qualquer esforço da nossa parte. Com a correção automática da distorção trapezoidal, o projetor também detecta o ângulo a partir do qual está virado para a parede e ajusta a imagem em conformidade. Ou seja podemos colocá-lo em qualquer lado, mesmo mais encostado a uma parede e a imagem vai ficar sempre bem. O projetor também se ajusta verticalmente, pelo que, em vez de o montarmos no teto, podemos colocá-lo no chão e apontá-lo para cima. O vÃdeo terá o mesmo aspeto. Mas afinal quais as vantagens de comprar um projetor em vez de uma smart TV?
Passar de uma divisão para outra
Antigamente era complicado andar a levar um projetor de uma divisão. Agora tudo se tornou muito mais fácil. É que estes projetores são a verdadeira definição de plug-n-play. É mesmo só ligar e aproveitar. Colocamos em qualquer lugar, preferencialmente num tripé, se fizer questão de andar a passear com ele de um lado para o outro e começa a aproveitar o filme. Isto porque está tudo no projetor. A coluna está integrada, o Wi-Fi, Google TV, ou seja tudo o que precisamos.
Com esta compra, agora sentimos que temos vários televisores em casa. Claro que não podemos ver todos ao mesmo tempo, mas se quisermos ter uma noite de cinema na sala de estar, podemos. Se queremos entreter os nosso filhos, também se torna muito mais fácil. E existe outra grande vantagem com filhos pequenos, sobretudo quando são um pouco piratas como os meus. Mesmo que batam com alguma coisa na imagem não vão partir o ecrã, porque é a parede. Fala quem já ficou com uma TV partida.
Um projetor que tem o mesmo que uma Smart TV
Este projetor tem Google TV e um telecomando. Interagimos com a interface da mesma forma que interagirÃamos com qualquer smart TV ou box de streaming.
Depois de iniciar sessão em todas as nossas aplicações, demora apenas alguns momentos a começar a ver o que quer. Pessoalmente gosto muito do Google TV. Isto porque a interface é bastante intuitiva e ao mesmo tempo simples. Para além disso, se já tiver outro equipamento com Google TV é muito mais fácil configurar.
Entretanto e como qualquer Smart TV, temos também uma ligação HDMI para ligarmos uima fonte externa e Google Cast. Ou seja, podemos transmitir o que quisermos para o projetor.
Dimensão do ecrã
Há uma coisa que um projetor permite. Conseguimos um ecrã enorme por pouco dinheiro. Para além disso dá sempre aquela magia que só o cinema consegue transmitir.
Para termos um ecrã de 100 polegadas ou mais terÃamos de pagar uma soma absurda de dinheiro. Neste caso foram cerca de 220 Euros.
O projetor que temos vindo a utilizar e cujo teste vamos publicar na Leak é o Xming Episode One Google TV Projector. Considerando que tem um preço de 220 Euros ficámos absolutamente abismados tanto com a qualidade como com as funcionalidades que disponibiliza. Entretanto o envio para Portugal é grátis e como é enviado da Europa não há taxas alfandegárias. Mais informações aqui. Uma coisa é certa. Vale realmente a pena!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!