Hoje em dia, temos acesso a tudo, ou a quase tudo aquilo que realmente importa na nossa vida, a partir do nosso fiel smartphone. Por isso, como é óbvio, quem antes desenvolvia vírus para PC, também se começou a focar muito mais no smartphone.
Afinal de contas, quem não tinha atenção a nada e tinha de utilizar um PC todos os dias, continua sem grande noção daquilo que está a fazer, e também tem um smartphone no bolso. É exatamente por isso que as fabricantes lançam atualizações de segurança quase todos os meses, e claro, também é por isso que você tem de ter muito cuidado com aquilo que abre e instala no seu smartphone.
Dito tudo isto, existe um novo malware extremamente perigoso, focado em roubar os seus dados bancários. Está a chegar a Portugal!
Já existem vírus a desviar chamadas para o banco!
Portanto, estamos a falar de uma nova ameaça (malware) capaz de até redirecionar chamadas no seu smartphone. Estamos assim a falar do vírus FakeCall, que já anda no mercado desde o ano de 2022, mas parece ter agora ganho um novo nível de importância.
Como funciona?
Bem, o Fake Call consegue interceptar e redirecionar as chamadas que quiser para os hackers interessados nos seus dados. Desta forma, é possível enganar o utilizador quando este tenta ligar para um local importante, como pode ser o seu banco, ou qualquer outra entidade similar.
Afinal, tudo vai parecer fidedigno, incluindo o número que tentou marcar.
Como fugir?
Este vírus costuma aparecer a partir de aplicações instaladas fora da Play Store da Google. Por isso, se tiver mesmo de instalar um .apk fora da loja oficial da Google, garante que é um ficheiro fidedigno.
Entretanto, como é óbvio, tenha também muito cuidado com as permissões que estas apps pedem. Por exemplo, o Fake Call está escondido em apps capazes de ter acesso ao telefone, bem como aos contactos e registos de chamadas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!