Quando analisamos alguns aspetos de um carro, sobretudo ao nível da manutenção, concentramo-nos essencialmente nas tarefas mais comuns. São elas verificar o óleo, água e outras coisas mais comuns. No entanto, há algo a que temos de dar também atenção. Assim o que deve fazer também é verificar o estado do radiador, a integridade das mangueiras, a frescura do líquido de refrigeração e a tampa do radiador. Mais do que uma simples tampa que cobre o tubo de enchimento do radiador, a tampa do radiador é um dos componentes mais negligenciados do sistema de arrefecimento de um veículo.
A tampa veda o sistema de refrigeração e assegura que o líquido de refrigeração permanece pressurizado à medida que se expande e absorve o calor do motor. A pressão aumenta o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento, o que é essencial para que o motor funcione corretamente sem sucumbir ao calor excessivo.
O sintoma principal
O principal sintoma de uma tampa do radiador defeituosa é o sobreaquecimento persistente do motor. Uma tampa defeituosa significa um selo quebrado. Assim o ar pode entrar no sistema de arrefecimento, levando a picos de temperatura e danos internos dispendiosos. Significa também a incapacidade de manter um sistema pressurizado, fazendo com que o líquido de refrigeração ferva e provoque o sobreaquecimento.
Uma tampa do radiador com fugas também leva à perda de líquido de refrigeração. Se já anda de carro há tempo suficiente, provavelmente sabe que a perda de líquido de refrigeração é uma forma infalível de sobreaquecer um motor. De outra forma, estaria a funcionar bem. Outra coisa a verificar são as manchas brancas no radiador ou ao longo do gargalo de enchimento por baixo da tampa. Isto indica uma fuga de líquido de refrigeração quando o motor está a funcionar.
Lembre-se de deixar o motor arrefecer durante pelo menos 30 minutos a uma hora antes de tentar remover a tampa do radiador. Pode ser difícil discernir os danos à primeira vista, mas a ferrugem, os vedantes de borracha gastos e o excesso de sujidade debaixo da tampa significam que está na altura de a substituir.
Atenção às mangueiras!
Uma vez que uma tampa do radiador em mau estado provoca picos de temperatura e pressão no sistema, pode fazer com que as mangueiras de borracha velhas se rasguem, rebentem ou provoquem fugas. Para além de substituir a tampa do radiador, é necessário inspecionar todas as mangueiras para garantir um sistema sem fugas. Substitua a mangueira se encontrar fissuras, sinais de danos ou desgaste, mesmo que a mangueira não tenha fugas. Ao fazê-lo, terá a tranquilidade de saber que todo o sistema de arrefecimento está em perfeitas condições.
Para além disso um reservatório de líquido de refrigeração a transbordar também pode apontar para uma tampa do radiador danificada. Uma das funções da tampa do radiador é encaminhar o líquido de refrigeração para um depósito ou reservatório de recuperação. Isto quando o sistema começa a pressurizar. Se o sistema de arrefecimento não conseguir manter a pressão adequada devido a uma tampa do radiador avariada, pode impedir que o líquido de arrefecimento no reservatório volte a entrar no sistema para ajudar a arrefecer o motor. Quando isso acontecer, o motor sobreaquecerá.
A boa notícia é que a substituição da tampa do radiador é algo económico.
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