Engano: estas duas coisas não ajudam a poupar combustível!

Muitas pessoas não se apercebem, mas os seus hábitos de condução estão a fazê-lo gastar mais gasolina. Claro que depois se tenta compensar isto com alguns truques como abastecer nas horas mais frias do dia e afins. No entanto o efeito prático é muito reduzido. Isto significa que tudo se resume à forma como se conduz. Manter uma velocidade constante e acelerar suavemente ajuda certamente. No entanto, alguns condutores afirmam que técnicas de condução como conduzir em ponto morto e travar com o motor os ajudam a poupar combustível. Mas será que estas técnicas fazem realmente alguma diferença?

Qual é a diferença entre conduzir em ponto morto e o travão de motor?

Conduzir em ponto morto e o travão de motor têm a mesma função. São ambas formas de controlar a velocidade do carro sem ter de carregar no pedal do travão. No entanto, funcionam de forma bastante diferente. A desaceleração ocorre quando se coloca a caixa de velocidades em ponto morto ou se mantém a embraiagem premida. Ao fazê-lo, está a desligar o motor das rodas. Neste estado, o carro move-se apenas com o impulso que acumulou, sem qualquer resistência do motor. Embora algumas pessoas acreditem que isto poupa combustível, o seu carro continua a gastar alguma gasolina enquanto o motor está ao ralenti.

Travar com o motor, por outro lado, consiste em abrandar o ritmo tirando o pé do acelerador enquanto o carro ainda está engrenado. O motor ainda está ligado às rodas e a sua resistência natural ajuda a controlar a velocidade do carro. Este método é relativamente mais eficiente em termos de consumo de combustível, uma vez que o facto de aliviar o pé do acelerador enquanto o carro está engrenado corta o fornecimento de ar e combustível ao motor.

Com o ralenti, tem menos controlo sobre o automóvel, uma vez que o motor não está ligado às rodas e não está diretamente envolvido na ajuda à aceleração ou desaceleração. No entanto, travar com o motor permite-lhe controlar melhor a sua velocidade, especialmente em descidas. Também reduz o desgaste dos travões, uma vez que não está a depender tanto deles. Além disso, como o motor ainda está ligado, está pronto para acelerar rapidamente se precisar.

Agora, já sabe que, quando passa em ponto morto, o motor fica ao ralenti e continua a queimar combustível.

Para além disso há um perigo acrescido. Numa emergência, pode ser necessário acelerar rapidamente para evitar o perigo. Se estiver a abrandar em ponto morto, há um ligeiro atraso ao voltar a engrenar a mudança e, como deve saber, todos os segundos contam em situações de aperto. O ralenti também pode afetar o comportamento geral do automóvel e a forma como este se orienta. É por isso que muitas diretrizes de condução e manuais do proprietário desaconselham esta prática.

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Já no que diz respeito ao travar com o motor, é importante utilizar a mudança certa. Reduzir a mudança para uma mudança inferior que corresponda à sua velocidade aumenta a resistência do motor e abranda-o de forma mais eficaz. No entanto, evite reduzir para uma mudança demasiado baixa a velocidades elevadas, pois isso apenas coloca uma tensão desnecessária nos componentes da transmissão e do motor.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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