A Xiaomi está a revelar-se um verdadeiro caso de sucesso nas mais variadas áreas. É que para além do que está a fazer no campo dos smartphones, está também a agitar as águas no mercado automóvel. Por exemplo, o SU7 está a ser um campeão de vendas. Entretanto a variante de alto desempenho, o SU7 Ultra também está a ter grande destaque nas notícias. De facto, foi considerado o carro de quatro portas mais rápido em Nurburgring, com um tempo de 6:46.874. No entanto, há controvérsia com o recorde do Xiaomi SU7 Ultra, talvez porque a Xiaomi pode estar demasiado ansiosa para roubar a coroa da Porsche.
Xiaomi SU7 Ultra bateu um grande recorde mas há polémica!
Quando a Xiaomi anunciou que iria começar a construir carros, muitas pessoas pensaram que isto seria algo muito difícil de acontecer. Na altura, todos ainda estavam à espera que a Apple mostrasse o seu projeto automóvel, que custou 10 mil milhões de dólares a desenvolver. Para choque de todos, a Apple desistiu e a Xiaomi conseguiu lançar um carro. Mas para além disso, este fabricante ainda conseguiu que a nova aposta fosse um grande sucesso. A Xiaomi conseguiu um aumento de produção incrível e está a caminho de ultrapassar as 120000 unidades entregues em 2024.
No entanto, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, procura mais do que o sucesso económico e é aqui que entre o SU7 Ultra. Este automóvel de alto desempenho ainda está em desenvolvimento, com produção prevista para o início do próximo ano. No papel, ele já parece um assassino do Porsche Taycan, especialmente porque o design parece fortemente inspirado neste modelo.
Os testes em Nurburgring
O Xiaomi SU7 Ultra tem sido testado em Nurburgring desde junho, com o fabricante de automóveis chinês a utilizar a experiência para afinar o modelo de produção. No entanto, não é claro o que foi conseguido ao reivindicar o recorde de Nurburgring utilizando um protótipo fortemente modificado com poucas coisas em comum com o modelo de produção. A manobra de relações públicas corre o risco de sair pela culatra, uma vez que muitos afirmam tratar-se de um recorde falso.
Primeiro, os números: o protótipo Xiaomi SU7 Ultra percorreu a Nordschleife de Nurburgring em 6:46,874 minutos, batendo o Porsche Taycan Turbo GT com Pacote Weissach (7:07,551). A Xiaomi afirma que este é “o carro de quatro portas mais rápido da história de Nurburgring Nordschleife”. Mas será que é mesmo? O vídeo da volta recorde revela que este é um carro de corrida fortemente modificado, muito diferente daquele que a Xiaomi vai vender aos clientes.
O CEO da Xiaomi, Lei Jun, admitiu que o protótipo foi construído “para a pista de corrida de Nurburgring”. Por outro lado, o modelo de produção visa proporcionar “desempenho de nível de corrida e conveniência para a condução quotidiana”. Assim, terá bancos mais confortáveis (e mais pesados), um painel de instrumentos e todas as comodidades e caraterísticas de segurança que as pessoas esperam de um carro de luxo. Isto aumenta o peso e é provável que comprometa o resultado.
Muitas peças de corrida
Seja como for o SU7 Ultra de produção já tem muitas peças de corrida, o que deve ajudá-lo a vencer o Taycan numa luta justa quando decidir fazê-lo no próximo ano. O carro usa muitas peças de fibra de carbono para manter o peso sob controlo e vem com sistemas de travagem e suspensão ajustados para corridas, com grandes rotores de carbono-cerâmica, pinças de travão Akebono de alto desempenho e suspensão coilover Evo T1 da Bilstein.
A aerodinâmica é igualmente impressionante, com um spoiler traseiro fixo em fibra de carbono e um difusor traseiro ativo para até 285 kg de força descendente. No entanto, a sua unidade de tração eléctrica é ainda mais interessante, com a sua configuração de três motores a desenvolver 1.527 cavalos de potência. Para manter esta fera bem alimentada durante as voltas em pista, a Xiaomi utiliza uma bateria Qilin 2.0 de alto desempenho fornecida pela CATL. Esta pode fornecer 1.350 kW de potência de descarga máxima e ainda fornecer 800 kW a 20% de SoC.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!