Alpine A290: Já o conduzimos. É um Renault 5? Sim… Mas não!

Há alguns dias atrás, tivemos a oportunidade de conduzir o novo Renault 5, um novo automóvel do segmento B que poderá mudar finalmente o paradigma para a Renault, e na realidade, para toda a indústria automóvel. Isto ao ser capaz de conjugar design, com irreverência, muita tecnologia, e até alguma performance puramente elétrica. Isto sem nunca esquecer o seu preço a começar nos 25 mil euros.

Pois bem, agora temos a oportunidade de conduzir o novo Alpine A290, que é obviamente um automóvel muito inspirado no design do Renault 5 que estivemos a conduzir em Nice e no Mónaco, porém, também acaba por ser muito diferente em quase todos os aspetos que realmente interessam!

Alpine A290: Já o conduzimos. É um Renault 5? Sim, mas também não!

alpine a290: já o conduzimos. É um renault 5? sim, mas também não!

Portanto, a ideia que deve reter é que enquanto o Renault 5 tem a missão de ser um carro para tudo e para todos, sendo um daqueles primeiros carros elétricos que realmente dá vontade de dar o salto para o novo mundo das baterias. O Alpine A290 chega ao mercado para ser um hot hatch desportivo para esta mesma nova era.

alpine a290: já o conduzimos. É um renault 5? sim, mas também não!

Um automóvel que chega ao mercado a tentar respeitar os três pilares da Alpine! Isto ao mesmo tempo que inaugura a “Dream Garage” da marca, que dentro de muito em breve também vai receber o A390, bem como o novo A110.

  • Experiência de Condução.
  • Leveza.
  • Espírito Alpine.

É ou não é um Renault 5?

É preciso ter em conta que já tivemos a oportunidade de conduzir ambos os carros. Por isso, podemos desde já tirar algumas conclusões.

Assim, podemos desde logo dizer que o design exterior, bem como a base do próprio automóvel, é obviamente retirada ao Renault 5.

renault 5 vai ser uma mudança de paradigma!
Renault 5
renault 5 vai ser uma mudança de paradigma!
Renault 5

Porém, além de vários toques nestes dois pontos, que tornam o carro mais robusto e mais agressiva. Tudo o resto é diferente. A motorização é maior, o sistema de direção e travões é completamente diferente, e como tal, a própria condução é também ela completamente diferente face à mais recente coqueluche da Renault.

alpine a290: já o conduzimos. É um renault 5? sim, mas também não!
Alpine A290

De forma mais concreta, o Alpine A290 é mais carro, é mais vistoso, e é por isso capaz de passar outras sensações.

Sendo exatamente por isso que temos vários detalhes ultra-desportivos, muito ao estilo da Alpine, um pouco por todo o habitáculo. Os mais interessantes estão no próprio volante, com um botão “Overtake” onde podemos ir buscar toda a potência ao motor elétrico deste A290, bem como um seletor para aumentar ou diminuir a regeneração, a fazer lembrar toda a panóplia de botões e seletores que podemos encontrar num carro de competição “a sério”.

alpine a290: já o conduzimos. É um renault 5? sim, mas também não!

Porém, apesar de todo o desportivismo e ADN Alpine, também temos muito de Renault. Ou seja, temos o conforto, temos a qualidade do interior, e claro, muitas das tecnologias que tornam o Renault 5 uma proposta tão interessante para um leque de clientes tão vasto.

Isto inclui todas as ajudas à condução que tivemos a oportunidade de ver presentes no Renault 5.

alpine a290: já o conduzimos. É um renault 5? sim, mas também não!

Também temos medidas muito interessantes, e até algum espaço de arrumação interior. Afinal, o A290 é uma pequena berlina enérgica, com 5 portas, com um acesso fácil a todos os seus lugares, e claro, uma generosa bagageira (tendo em conta o tamanho e segmento), com 326 litros de capacidade.

Quanto custa?

alpine a290: já o conduzimos. É um renault 5? sim, mas também não!

O Alpine A290 chega ao mercado em 4 versões, com os preços da tabela em cima. Quando chega? A Portugal deve ser no final do primeiro trimestre de 2025. Ou seja, faltam apenas qualquer coisa como 5 meses.

Conclusão

alpine a290: já o conduzimos. É um renault 5? sim, mas também não!

O novo Alpine A290 é o primeiro modelo de toda uma nova geração elétrica, vindo com muita força para corrigir o maior defeito desta marca ao longo destes últimos anos. A falta de novos modelos no mercado!

Assim, este desportivo urbano marca a apresentação da Alpine a um público mais vasto e ressuscita uma categoria esquecida, o hot hatch, tão apreciado pelo prazer de condução que proporciona.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também