Meta também vai lançar motor de busca com IA

A Google está a ser de algum modo ameaçada pelo ChatGPT que quer ter o seu próprio motor de busca. Como se isto já não fosse dor de cabeça suficiente agora é a Meta que pretende fazer o mesmo e criar um motor de busca apoiado por inteligência artificial. Quem o revela é o The Information que vai ainda mais longe e diz também que este novo sistema vai fornecer resumos automáticos de eventos e notícias atuais para alimentar o chatbot de IA disponível através do Facebook e do Instagram.

O chatbot da Meta baseia-se em pesquisas na Web da Google e do Microsoft Bing para responder às perguntas dos utilizadores. No entanto, uma equipa da Meta está a trabalhar há mais de oito meses numa base de dados interna. Assim permitirá ao chatbot obter informações sem passar por um motor de busca externo.

A fonte diz que a Meta tomou medidas para compilar o seu próprio índice da Web, utilizando sistemas para analisas e catalogar páginas da Internet. Os dados recolhidos serão utilizados na formação de modelos de aprendizagem automática para apresentar resultados relevantes em consultas sobre tópicos, pessoas e eventos.

Trata-se de uma grande oportunidade e de um grande desafio para a Meta

Tudo porque a criação do seu motor de busca pode tornar o seu chatbot mais útil. Isto mantendo os dados e as interações dos utilizadores confinados às suas plataformas. Por outro lado, a recolha de conteúdos da Web também levanta sérias questões jurídicas relacionadas com os direitos de autor e a compensação justa para os criadores.

Na semana passada, a Meta também anunciou um acordo plurianual com a Reuters. Este acordo proporcionará acesso legal ao chatbot de IA da Meta para obter artigos de notícias completos e conteúdos desta agência de notícias.

Outros gigantes, incluindo a Apple, a OpenAI e a Perplex, estão também a avançar para a pesquisa com IA. Seja como for, quem se irá eventualmente prejudicar sempre são os criadores de conteúdo.

O que acha da criação de um motor de busca da Meta?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também