A Apple lançou a próxima grande atualização para o Mac: macOS Sequoia 15.1. Esta atualização traz a primeira vaga de funcionalidades Apple Intelligence para o Mac, além de algumas actualizações não relacionadas com IA.
Logo à partida o macOS 15.1 inclui uma boa atualização para o Espelhamento do iPhone, que foi introduzido pela primeira vez no macOS Sequoia no mês passado. Agora é possível arrastar e largar fotografias e ficheiros entre o Mac e o iPhone espelhado. Esta é uma alternativa prática ao AirDrop para mover rapidamente ficheiros entre dispositivos.
Além disso, o menu Bateria na barra de menus do Mac ganha uma nova opção de Modo de baixo consumo na atualização de hoje. Desta forma, é mais fácil do que nunca ativar e desativar a funcionalidade de poupança de bateria.
As novidades de inteligência artificial
Entretanto muitos outros destaques vão agora para a inteligência artificial. É verdade que há muitas coisas a destacar mas na verdade há aspetos mais importantes do que outros e são a esses mesmo que vamos dar tempo de antena.
Uma das principais características é sem dúvida o resumo de notificações. Hoje em dia quanto menos tempo perdermos melhor. Assim com as novas funções podemos receber notificações mais práticas e úteis.
A escrita é outro aspeto que mereceu especial atenção. Como tal pode utilizar ferramentas em todo o sistema para rever, reescrever ou reformatar o seu texto.
Algo a que os utilizadores também dão muito valor são os conteúdos multimédia. A pensar nisso temos agora três funções principais. A primeira está na moda e diz respeito à limpeza em fotos. Assim é possível remover objetos indesejados nas fotografias com facilidade. Para além disso está também disponível a pesquisa em linguagem natural nas fotos. Com ela consegue encontrar fotografias e vídeos com uma pesquisa que realmente funciona. Por fim, temos a criação de filmes de memórias.
No caso do Mail temos também também um destaque interessante. É que a inteligência artificial coloca as mensagens de correio eletrónico mais importantes em primeiro lugar. Destacam-se também as respostas sugeridas que foram melhoradas e os resumos.
De facto, vemos que a grande maioria das funções que estão disponíveis têm o objetivo de nos salvar a vida.
O macOS 15.1 está disponível para todos os Macs que podem executar o macOS Sequoia.
Entretanto as principais funcionalidades, incluindo o Apple Intelligence, só estão disponíveis para Macs com um chip M1 ou posterior (por exemplo, M2, M3, M4). Os modelos Intel terão uma atualização mais limitada em termos de funcionalidades.