O responsável do Instagram, Adam Mosseri, revelou que a plataforma de redes sociais detida pela Meta reduz automaticamente a qualidade de vídeo das publicações que não estão a ter um bom desempenho. Em particular, a empresa dá prioridade à qualidade de vídeo para conteúdos que atraem maior envolvimento dos utilizadores. Isto significa que se as suas publicações não estiverem a ter muitas visualizações, o Instagram irá guardar os seus vídeos numa resolução mais baixa. Ou seja, são más notícias para quem faz vídeos no Instagram sem sucesso.
Num vídeo recente, Mosseri explicou porque é que alguns vídeos na plataforma têm uma qualidade inferior a outros. Ele mencionou que o Instagram dedica mais recursos a vídeos de “criadores que geram mais visualizações”. Mosseri estava a responder a uma pergunta sobre o motivo pelo qual as histórias antigas parecem “desfocadas” nos destaques.
“Em geral, queremos mostrar o vídeo com a melhor qualidade possível. Mas se algo não for visto durante muito tempo – porque a grande maioria das visualizações é feita no início – passamos para um vídeo de qualidade inferior”, explicou de forma pormenorizada. Além disso, Mosseri acrescentou que, se uma publicação voltar a ter mais visualizações, a empresa apresentará o seu vídeo com uma qualidade superior. O Instagram reduz a qualidade do vídeo para “mostrar às pessoas o conteúdo de maior qualidade possível”.
Escusado será dizer que isto causou alguma preocupação nos pequenos criadores
A abordagem do Instagram suscitou a preocupação dos pequenos criadores. Alguns deles comentaram no post de Mosseri que isso os coloca em desvantagem quando se trata de competir com criadores maiores. Seja como for, o que importa aqui reter é que para não perder qualidade é sempre boa ideia tentar fazer vídeos no Instagram que tenham o maior sucesso.
Mas há mais novidades
O Instagram e o Spotify anunciaram uma nova colaboração no início deste mês. A parceria permite aos utilizadores adicionar facilmente músicas de publicações e reels do Instagram à sua biblioteca do Spotify. Se uma publicação do Instagram tiver uma música e esta estiver ligada na parte inferior do ecrã, pode tocar no nome da música para visitar a página de pré-visualização do áudio. Aqui, encontrará um novo botão “Adicionar” com o logótipo do Spotify, mesmo ao lado do seletor de áudio.
Assim que tocar no botão Adicionar, a música será automaticamente adicionada às “Músicas preferidas” na sua biblioteca do Spotify. Vale a pena mencionar que, para aceder a esta funcionalidade, é necessário associar a sua conta Spotify ao Instagram.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!