A Intel é icónica no mundo da tecnologia! É um daqueles nomes, que até o maior “nabo” tecnológico conhece, e pode até discutir. É uma marca que nos acompanha há várias décadas, e que sempre foi uma lÃder de mercado.
Porém, os últimos anos não têm sido nada fáceis para a gigante azul dos microprocessadores, e enquanto as vendas não sofreram durante muitos destes anos, começa a ser inegável que a gigante e “dura” Intel está a perder alguma da sua resiliência.
Sendo exatamente por isso que todos os caminhos começam a levar a empresa para um destino que ninguém esperava.
Intel vai ser vendida!? Samsung e Apple na fila!
Portanto, como dissemos em cima, os últimos anos têm sido particularmente difÃceis para a Intel.
Estamos assim a falar de problemas em saltar para processos de produção mais avançados apesar de investimentos muito avultados, produtos com desempenho inferior ao da concorrência, isto sem sequer falar de falhas crÃticas no design do hardware, que têm levado à degradação precoce do mesmo. Tudo isto tem levado a uma queda maciça das acções da empresa.
O que claro está, por conseguinte, os especialistas do sector tecnológico começam agora a especular sobre uma potencial venda a outro interveniente importante.
É exatamente por isso que alguns rumores já apontam para uma Samsung e uma Apple interessadas em adquirir a Intel.
Algo que podemos meter imediatamente em cima dos rumores que metiam a Qualcomm interessada em comprar parte do negócio de chips da Intel. Um negócio que eventualmente também poderia passar para a compra total de toda a Intel. Porém, isto é obviamente mais complicado para a Qualcomm, porque esta já é uma referência no lado dos processadores mobile. Por isso, seria complexo ultrapassar todas as barreiras que as autoridades da concorrência iriam meter à frente do negócio.
Por isso, acaba por ser muito interessante ficar a saber que a Apple e Samsung estão alegadamente interessadas em adquirir a Intel. Ambas com razões imperiosas para prosseguir a aquisição, uma vez que têm uma participação significativa no sector dos chipsets. Afinal, a compra da Intel não só lhes daria acesso à propriedade intelectual da empresa, mas também às suas fábricas e a todo o seu conhecimento. Aliás, isto seria especialmente útil para a Samsung, que está neste momento a lutar para ser a principal rival à TSMC no mundo do desenvolvimento e produção de chips de nova geração.
A Apple também iria conseguir retirar grandes vantagens, isto tanto da propriedade intelectual da Intel como das suas fábricas.
Afinal, a Apple depende da TSMC para produzir os chips para os seus iPhones, iPads e Macs. Além disso, a empresa vai lançar o seu primeiro modem interno no iPhone SE 4. A compra das fábricas da Intel seria um investimento que significaria custos de produção mais baixos para os seus chips e modems Apple Bionic a médio-longo prazo.
Isto sem sequer falar que a grande maioria das fábricas da Intel estão localizadas nos Estados Unidos, o que pode ser uma grande vantagem para os potenciais compradores. (Nos últimos anos, os Estados Unidos adoptaram uma abordagem que visa incentivar a produção local com subsÃdios e condições fiscais mais favoráveis.)
O que pensa sobre tudo isto? Acha isto possÃvel, ou sequer vantajoso para o mercado tecnológico? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!