Os rastos brancos dos aviões no céu são perigosos para a saúde?

Parece uma coisa muito comum mas apesar disso nem todas as pessoas conhecem bem o funcionamento dos jactos ou os subprodutos da sua operação. Um dos pontos de confusão mais proeminentes são os rastos brancos que os aviões a jato deixam no céu. Sabe qual o motivo? São perigosos para a saúde?

Ver rastos brancas no céu que emanam de um jato é normal. Estas são conhecidas como “rastos”, uma vez que são apenas, como o nome indica, rastos de condensação. A combustão do combustível dos jactos leva à criação de vapor de água, que forma cristais de gelo, ou condensação, a altitudes tão elevadas e frias. De um modo geral, os rastos de condensação não são nocivos para os seres humanos. Isto apesar da teoria prevalecente de que se trata de rastos químicos. Há uma conspiração de longa data de que eles contêm substâncias químicas ou mesmo metais que podem representar uma ameaça à saúde pública.

Embora os rastos possam não representar um perigo para os seres humanos, não só representam um grande problema para os aviões furtivos que os cientistas não conseguem esconder, como também têm, infelizmente, um impacto negativo no ambiente.

os rastos brancos dos aviões no céu são perigosos para a saúde?

Como os rastos brancos afetam o meio ambiente

Como meras nuvens de condensação, as linhas brancas não são perigosas para os seres humanos. Por outro lado, descobriu-se que afetam a atmosfera da Terra. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, logo à partida aumentam o nível de nebulosidade, o que influencia a temperatura global da Terra. Estas nuvens reflectem a radiação solar que chega e contêm o calor que tenta sair da superfície, provocando o aquecimento. Dependendo da temperatura, os rastos dissipam-se rapidamente ou permanecem durante algum tempo. O seu volume na atmosfera pode ter um efeito duradouro no clima do planeta, uma vez que a cobertura de nuvens não natural aumenta.

Depois, há a questão do conteúdo. Ou seja, o que exatamente estão a deixar na atmosfera da Terra. A combustão do combustível dos jactos leva à produção de dióxido de carbono, que já está presente na atmosfera. Mas quando os níveis aumentam drasticamente, a atmosfera retém mais calor. É o chamado efeito de estufa provocando o aumento da temperatura global. Verificou-se que a aviação, no seu conjunto, é responsável por cerca de 2,5% de todas as emissões de CO2 produzidas pelo homem em todo o mundo.

É certo que os rastos brancos dos aviões não apresentam quaisquer riscos para a saúde das pessoas, mas para o planeta podem ser uma influência bastante negativa.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também