A Google não é uma novata neste mundo de desenvolvimento e lançamento de hardware baseado no seu próprio Sistema Operativo Android. Porém, não é preciso ser um entusiasta de primeira apanha para perceber que a estratégia da gigante Norte-Americana mudou de forma muito significativa nos últimos 1~2 anos.
Hoje em dia, até em Portugal, é cada vez mais normal encontrar smartphones Google Pixel nas mãos das pessoas. O que é obviamente uma boa notícia, porque estes smartphones são realmente muito bons, e na minha opinião, serviram como uma lufada de ar fresco neste ecossistema já tão cansado.
Mas, apesar do facto de a Google apontar mais as armas à Apple e ao seu iPhone, a realidade é que quem compra um Google Pixel, além de não comprar um iPhone, também não está a comprar um Galaxy S24, Xiaomi 14 ou um Oppo Find X. A Google não está a rivalizar apenas e só com a Apple, está a rivalizar com o seu próprio ecossistema.
Pixel: Google a vender bem… Não é mau para as outras fabricantes?
Portanto, a Google está, de forma muito rápida, a transformar-se em uma referência de mercado no mundo mobile graças ao sucesso dos seus smartphones Pixel. Bem, a Google já era uma referência, tal é o seu foco neste mundo, mas… Agora… Está finalmente a dar cartas no lado do hardware, com smartphones bonitos, poderosos, capazes de tirar fotografias incríveis, a preços apetecíveis. Aliás, a escolha que antigamente passava por Samsung, Apple, Xiaomi, ou outras… Está agora mais focada em Samsung, Apple, Xiaomi, Google Pixel, ou outras!
Tem sido uma aposta muito interessante de se ver, especialmente em mercados que queriam ter os smartphones Pixel há várias gerações, mas só muito recentemente tiveram essa “honra”, como é o caso do nosso mercado Português.
Mas… É impossível que não comecem a existir alguns atritos dentro do ecossistema Android!
As regras do jogo mudaram, e a Google que antigamente só fornecia software, é agora também uma rival no mercado. Curiosamente, não apenas e só no lado dos smartphones, visto que a Google além dos Pixel tradicionais, e até de um Pixel Fold de nova geração, também vende earbuds, relógios, e até tablets.
Além disso, é inegável que a Google está agora muito mais focada na gama média e gama alta, depois de vários anos a lançar smartphones “giros”, mas muito aquém daquilo que o mercado oferecia no seu todo.
Sendo exatamente por isso que o Google Pixel 9 Pro (ou 9 Pro XL) é hoje em dia a imagem de marca do ecossistema Android, ao lado do Galaxy S24 Ultra da Samsung.
Qual é a opinião de uma Samsung, Xiaomi, Honor, Oppo, etc…?
Não fazemos ainda ideia de tudo isto. Mas, ao longo do tempo, e à medida que a Google vai crescendo mais e mais em vários mercados, e ao que tudo indica, a Google nunca vendeu tantos smartphones como agora… Vai começar a ser aparente!
Acha que o ecossistema vai implodir? Estas fabricantes vão abandonar o lado Android da coisa para fazer a sua própria “cena”? Ou vai ficar tudo igual? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
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