Tudo o que pode fazer com a porta USB da sua Smart TV!

Nem sempre tiramos partido dos equipamentos que temos em casa. Por exemplo, quando compramos uma Smart TV, é verdade que aproveitamos algumas características, como as apps e até funcionalidades extra. No entanto, algumas coisas ficam de fora. Uma característica que acaba por ser algo negligenciada é sem dúvida a porta USB que está presente em praticamente todas as Smart TVs. Mas afinal o que pode fazer com ela?

Embora possa parecer apenas mais uma porta, a verdade é que existem várias funcionalidades interessantes para as quais pode utilizar estas ligações USB. Mas afinal o que pode fazer?

Reproduzir ficheiros multimédia

A utilização mais comum das portas USB de uma smart TV é a reprodução de ficheiros multimédia. Normalmente, a própria TV tem um leitor multimédia integrado que pode reproduzir vídeo, música e imagens a partir de uma unidade USB. Poderá também ter a opção de obter aplicações de leitores multimédia de terceiros na loja de aplicações da sua TV, para que esta possa suportar mais formatos.

(análise) tv sony bravia 8: cinema em casa... com google!

E que tal ganhar um gravador?

É verdade que com a possibilidade de voltar atrás na box, muitas pessoas não precisam desta função. Mas se quiser guardar os conteúdos durante mais tempo pode dar jeito. Embora algumas boxes também o permitam fazer. Seja como for, alguns modelos de TV têm uma funcionalidade PVR (Personal Video Recorder), que permite gravar TV em direto através do sintonizador incorporado numa unidade USB ligada. Isto é basicamente como ter um videogravador nos velhos tempos, exceto que está integrado na própria TV. Apenas alguns modelos e marcas de televisores oferecem esta funcionalidade, que normalmente não é bem publicitada.

Se não leu o manual quando adquiriu a TV, provavelmente nem sabia que a sua TV tinha esta funcionalidade. Normalmente, não é bem anunciada e a opção só aparece quando há uma unidade adequada ligada e se estiver a utilizar o sintonizador digital. Por isso, se vê televisão digital em direto, vale a pena verificar se o seu modelo de TV tem gravação USB.

Ligar periféricos como controladores

Algumas TVs podem ter dificuldade em comunicar por Bluetooth e isto pode complicar a ligação de alguns equipamentos. Sem Bluetooth, é difícil ligar alguns comandos. Mas se tiver um que funcione por USB pode ligá-lo à porta da TV e deverá funcionar.

(análise) tv sony bravia 8: cinema em casa... com google!, porta USB da Smart TV

Para além disso pode utilizar essa porta para ligar periféricos não Bluetooth, como ratos e teclados USB, especialmente os sem fios que utilizam um dongle proprietário.

Carregar dispositivos

Para além de permitirem o acesso a dispositivos USB, as portas USB também fornecem energia. A maioria das smart TVs fornece apenas alguns watts, de acordo com a especificação USB de base, mas isso ainda é suficiente para ser útil.

Por exemplo, se tiver um dispositivo de streaming que precise de alimentação USB, pode simplesmente ligá-lo à porta USB da TV. Receberá energia enquanto o televisor estiver ligado. Também é útil para interruptores HDMI alimentados por USB, sem problemas.

Também é uma boa maneira de carregar controladores de jogos.

Alguns televisores têm duas portas USB, pelo que pode utilizar uma para armazenamento USB e a outra para periféricos ou carregamento, consoante as suas necessidades.

Já sabia tudo o que pode fazer com a porta USB da sua Smart TV? Costuma utilizar? Conte-nos tudo nos comentários.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também