Sabe o que seu operador consegue ver quando liga a sua VPN?

Já todos ouvimos dizer que uma VPN (rede privada virtual) é uma excelente forma de manter a privacidade das suas actividades online. A ideia é simples: quando liga uma VPN, a sua ligação à Internet é encriptada. Isto torna a vida mais difícil para quem quer espiar ou verificar alguma situação. Mas na realidade, sabe o que seu operador consegue ver quando liga a sua VPN?

Que dados é que o seu ISP normalmente vê?

Quando não está a utilizar uma VPN, o seu ISP tem uma visão clara das suas actividades online através do seu endereço IP. Eles vêem os sites Web que visita, o que significa que conhecem os URLs que escreve e os domínios a que acede. Por exemplo, se consultar uma página Web de receitas, o seu ISP pode saber que o visitou, juntamente com as páginas específicas que visualizou, como uma receita específica de bolachas com pepitas de chocolate. Uma vez que o seu verdadeiro endereço IP é exposto, podem associar toda esta atividade de navegação diretamente a si.

Além disso, os ISPs podem monitorizar a quantidade de dados que está a transferir. Isto significa que podem ver quanto tempo passa a fazer streaming de vídeos. Também a navegar nas redes sociais ou a descarregar ficheiros e que aplicações estão a ser utilizadas para esse fim. É por isso que as pessoas recebem avisos por descarregarem filmes ilegalmente – o seu ISP pode ver que ficheiros está a descarregar.

operador consegue ver vpn

O que o seu ISP vê quando utiliza uma VPN

Quando liga uma VPN, a visão do seu ISP sobre a sua atividade online torna-se muito mais confusa. A primeira e mais importante alteração é que o seu tráfego de Internet passa a ser encriptado e o seu verdadeiro endereço IP é ocultado pelo endereço da VPN. Isto significa que os seus dados chegam codificados de forma a que, mesmo que o seu ISP consiga ver que está a enviar ou a receber dados, não os consegue ler.

Dito isto, não está completamente às escuras. Ainda podem saber que está a usar uma VPN porque verão que o seu tráfego está a ir para um servidor VPN em vez de ir diretamente para um site. Também sabem o endereço IP do servidor VPN a que está ligado e podem medir a quantidade de dados que está a transferir. Mas não podem ver onde está a ir online ou o que está a fazer lá.

VPN

Há algo com que se preocupar?

Então, deve preocupar-se com o que o seu ISP ainda pode ver quando utiliza uma VPN?Nem por isso. Embora o seu ISP saiba que está ligado a uma VPN e possa controlar a utilização de dados e os tempos de ligação, não pode aceder aos detalhes mais importantes – os seus dados pessoais ou o conteúdo das suas actividades online.

Para a maioria das pessoas, este nível de privacidade é mais do que suficiente para se manter seguro online. Dito isto, há alguns aspectos a ter em conta. Sabendo que está a utilizar uma VPN, o seu ISP pode fazer algo quanto a isso.

Além disso, a escolha do fornecedor de VPN é importante. Nem todas as VPNs são iguais; algumas podem manter registos da sua atividade. É uma boa ideia utilizar um serviço VPN respeitável que dê prioridade à privacidade e que tenha uma política clara de não registo. Desta forma, mesmo que o seu ISP veja que está ligado, não terá quaisquer dados para partilhar sobre o que está a fazer.

Agora já sabe o que o seu operador consegue ver quando liga a VPN.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também