Não consegue engrenar as mudanças com o motor ligado?

Ao contrário de uma transmissão manual, que requer a perícia do condutor para fazer corresponder a velocidade do motor à mudança adequada, uma automática faz tudo, e tudo o que o condutor precisa de fazer é carregar no pedal do acelerador. Mas, tal como uma transmissão manual, as caixas de velocidades automáticas necessitam de uma inspeção periódica e de mudanças de fluido para proporcionar um desempenho duradouro e sem problemas. O sinal mais evidente de que a transmissão automática do seu carro precisa de atenção é quando se recusa a engrenar as mudanças depois de ligar o motor. O sintoma vem acompanhado de uma luz de verificação do motor acesa. Mas o que pode causar tudo isto?

Fluido de transmissão sujo ou contaminado

Tal como o óleo do motor protege e mantém um motor de combustão interna a funcionar sem problemas, o liquído da transmissão automática executa as mesmas tarefas dentro da caixa de velocidades automática. Na prática permite que a caixa de velocidades mude de velocidade engatando os pacotes de embraiagem.

Se o liquído ficar sujo ou contaminado, pode afetar a capacidade de mudança do seu carro e causar vibrações desnecessárias, estremecimento ou sobreaquecimento da transmissão. Além disso, causa mais danos nos componentes internos. Se o seu automóvel se recusar a avançar depois de colocar a alavanca das mudanças em D, desligue o motor, abra o capot e verifique o nível do fluido.

Óleo sintético ou convencional

Retire a vareta e verifique se o fluido é vermelho ou avermelhado. Se for preto, castanho ou tiver um cheiro a queimado, leve o carro a um mecânico ou oficina. Isto para que o fluido seja drenado e reposto imediatamente. Se o seu veículo não tiver uma vareta de medição da transmissão provavelmente também precisa de uma mudança de fluido.

Além disso, não se esqueça de verificar o nível do fluido quando tudo estiver dito e feito. Demasiado ou pouco líquido prejudica a sua transmissão automática, por isso tenha isto em mente.

Solenóides, sensores ou corpos de válvulas sujos ou com mau funcionamento

O funcionamento contínuo de uma transmissão automática com líquido sujo irá contaminar os solenóides de mudança e os corpos das válvulas. Em termos leigos, deve fluir suavemente dentro de tubos pressurizados. Isto para engrenar as mudanças, e os solenóides de mudança de velocidades e os corpos das válvulas são o que encaminha o fluido para que isso aconteça.

Ao passar para D ou Drive, a transmissão deve engrenar a primeira velocidade. No entanto, com fluido contaminado, solenóides com mau funcionamento ou sensores defeituosos, o veículo pode demorar algum tempo a mover-se. Ou então a engrenar a primeira velocidade. A boa notícia é que não é o fim do mundo. A má notícia é que reparar um solenoide avariado ou limpar corpos de válvulas sujos não é um trabalho fácil.

Além disso, inspecionar os solenóides, os sensores de mudança de velocidades e os corpos das válvulas requer levantar o carro e drenar todo o fluído antigo. Por vezes, o seu mecânico pode ter de remover a caixa de velocidades do motor. Seja qual for o caso, é melhor consultar um profissional.

Problemas mecânicos

Se o seu carro automático se recusar a engrenar a mudança, isso pode indicar problemas com o conversor de binário ou com os sistemas de embraiagem. Mais uma vez, ambos estão enterrados incluídos na transmissão automática e requerem reparação profissional. No entanto, se estiver atento ao estado e aos níveis de fluido, pode evitar que o conversor de binário ou os pacotes de embraiagem sofram danos prematuros.

Quer tenha um veículo automático ou manual, é melhor consultar um mecânico aos primeiros sintomas de problemas na transmissão.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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