O Waze destaca-se por duas caraterísticas principais. Em primeiro lugar, oferece muitas informações importantes a quem está na estrada. O sistema de comunicação de incidentes por crowdsourcing permite que os utilizadores fixem a localização de perigos de trânsito comuns. São exemplo disso acidentes e radares de trânsito, para que outros condutores recebam notificações quando se aproximam dos mesmos locais. Em segundo lugar e também devido, em grande parte, à primeira razão ajuda-nos sempre a chegar a tempo a todo o lado, evitando acidentes e engarrafamentos. No entanto não é perfeito. No entanto há uma promessa do Waze que pode acabar com o Google Maps!
Em comparação com o Google Maps, que muitas vezes prefere as estradas principais e, por conseguinte, aumenta a hora prevista de chegada, o Waze procura o percurso mais rápido para um local definido pelo utilizador com base nas condições de trânsito actuais.
No entanto, a principal desvantagem é que o Waze considera sempre todas as estradas públicas para encontrar um percurso mais rápido para o seu destino. Isto significa que as rotas são mais complexas e incluem várias curvas e estradas residenciais mais pequenas. Ou seja, com carros por vezes estacionados em ambos os lados. Algo que já causou grandes críticas à aplicação por parte de bairros com elevado volume de tráfego devido ao motor de encaminhamento do Waze.
A empresa pertencente à Google está a estudar formas de melhorar a aplicação de navegação. Isto de modo a torná-la o melhor produto neste espaço e fez uma promessa.
Se já utilizou o Google Maps e o Apple Maps, provavelmente sabe que estes permitem configurar rotas com várias paragens. O Apple Maps recebeu esta funcionalidade no ano passado, enquanto o Google Maps já a oferece há vários anos.
Configurar uma paragem adicional mas…
O Waze também lhe permite configurar uma paragem adicional ao definir um percurso, mas a empresa-mãe está agora a explorar uma opção que leva esta funcionalidade a um novo nível.
Um pedido de funcionalidade que remonta a 2020 solicitava que o Waze adicionasse a chamada “otimização automática de rotas com múltiplas paragens”, com alguém a explicar que queria configurar várias paragens na aplicação para deixar que esta decidisse a rota.
A promessa do Waze
Felizmente, o Waze gostou da ideia, explicando que a equipa de desenvolvimento tem estado a estudar esta atualização “há algum tempo”. Foi “reconhecida como um pedido importante dos utilizadores”, pelo que a empresa estava a explorar formas de a concretizar.
No entanto, a funcionalidade foi marcada como “não disponível neste momento”, o que é uma boa e uma má notícia. Em primeiro lugar, significa que a empresa pertencente à Google não deita a ideia pela janela fora, pensando que se trata de um feedback valioso que pode ajudar a melhorar a aplicação. Em segundo lugar, a ideia pode chegar ao Waze em algum momento, mas “não é possível estabelecer um prazo”.
Um funcionário do Waze confirmou que a empresa está a estudar formas de “adicionar mais do que uma paragem antes da condução”. No entanto não partilharam mais pormenores.
Entretanto, a equipa do Waze tem estado ocupada com outras grandes funcionalidades, incluindo o suporte para lombas e faixas de rodagem. Estas consideram-se caraterísticas permanentes das estradas e têm de se adicionar ao mapa pelos editores, o que significa que os utilizadores não as podem reportar, tal como os acidentes e os radares de trânsito.
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