A Intel está com problemas nas suas linhas de produção desde o fatídico salto dos 14nm para os 10nm, ao mesmo tempo, a Samsung também não parece estar a ter muita sorte com os seus mais recentes processos de produção, como podemos ver agora por todas as dificuldades à volta dos 3nm GAA, com ambas as empresas a ficarem quase sempre a anos luz da TSMC.
Por isso, com tanta dificuldade, tudo indica que as duas gigantes do mundo da tecnologia estão agora muito interessadas em uma aliança. Uma colaboração onde deverá existir partilha de métodos de produção, recursos monetários, e claro, também das próprias linhas de produção já existentes.
Intel e Samsung vão criar uma aliança na produção de chips!
Portanto, ainda nada está confirmado, mas a conversa nos corredores da indústria apontam para uma Intel a tentar convencer a Samsung, de forma a que seja possível criar uma “foundry alliance”, ou seja, criar uma equipa extremamente poderosa e capaz para tentar rivalizar com a TSMC e a sua influência cada vez maior no mercado no seu todo, visto que a TSMC já não anda a dar cartas apenas e só no lado mobile da coisa.
Isto é algo que pode fazer todo o sentido, visto que a IFS (Intel) e Samsung Foundry são hoje em dia apenas uma sombra daquilo que já foram no passado, com a TSMC a liderar o mercado com um autêntico punho de ferro. Um domínio que deverá continuar ao longo dos próximos anos, visto que a procura pelo processo de 2nm parece ser superior à atual procura no lado dos 3nm.
Claro que, por enquanto, ainda não fazemos ideia daquilo que tudo isto significa. Porém, é muito provável que exista uma partilha de tudo, ou pelo menos de quase tudo. Tal é a ameaça que a TSMC representa nesta indústria para quem produz chips.
Dito tudo isto, ter a Intel e Samsung de mãos dadas neste mercado… É inegável que a coisa tem de meter medo à TSMC.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!