Apesar do lançamento de várias consolas portáteis ao longo do último ano, é inegável que após a Switch da Nintendo, foi a Valve que mudou este mercado com a sua Steam Deck. Uma consola lançada originalmente no início de 2022, e que parece ser de facto um dos maiores sucessos da empresa no lado do hardware.
Aliás, esta consola vendeu tantas unidades, e está a ter tanto impacto no mercado, que até está a dar origem a uma nova secção de mercado só para si, e claro, outras consolas similares.
Mas… Ainda assim… Não há planos para grandes atualizações. O que é estranho! Visto que as rivais da Steam não partilham do mesmo sentimento.
Steam Deck não vai ter atualizações anuais!
Portanto, apesar do facto de tudo indica que a ASUS, Lenovo, MSI, entre outras, vão lançar novas versões das suas consolas todos os anos, tal e qual como já acontece no lado dos smartphones, e na realidade também no lado dos portáteis… A Valve continua intrasigente nas suas ideias.
A Steam Deck é uma consola que, apesar de ter tido uma nova versão na forma da Steam Deck OLED, tem de continuar a contar com o mesmo exato hardware de 2022. A ideia é otimizar, e não atirar mais e melhor hardware para cima deste novo mercado.
“É importante para nós, e tentámos ser muito claros, não vamos implementar uma estratégia de cadência anual. Não vamos fazer um bump todos os anos. Não há razão para o fazer. E, honestamente, do nosso ponto de vista, não é justo para os nossos clientes lançar algo tão cedo que é apenas incrementalmente melhor.”
“Queremos realmente esperar por um salto geracional na computação sem sacrificar a vida útil da bateria antes de lançarmos a verdadeira segunda geração do Steam Deck.”
Como é óbvio, vai existir uma Steam Deck 2, e provavelmente muitas mais consolas após esta. Mas, não vai ser para já, e na realidade, ninguém sabe quando é que tal coisa irá acontecer. Dito tudo isto, é a ideia correta, ou quer ver apenas mais e mais performance, mesmo que isso deixe para trás quem já investiu em uma consola? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!