Bem, antes de mais nada, é preciso salientar que esta não é a primeira vez que se fala de uma Xiaomi pronta a produzir os seus próprios chips. Aliás, o Mi 5c de há 7 anos atrás já trouxe para o mercado um chip Surge S1 desenvolvido e produzido “in-house”.
Infelizmente, nunca existiu um Surge S2, porque, como já deve ter percebido pelas imensas dificuldades que a Samsung, Intel, SMIC e TSMC têm demonstrado, algumas com mais sucesso que outas, a coisa é realmente complexa, e claro, extremamente cara. Ainda assim, o objetivo continua bastante bem delineado, sendo exatamente por isso que é preciso congratular a Xiaomi pelo sucesso recente.
Afinal, a Xiaomi foi capaz de fazer produzir o seu primeiro SoC de 3nm. O que pode abrir a porta a um ecossistema muito mais próximo da visão da empresa, com um controlo muito maior sobre tudo aquilo que entra ou sai em cada aparelho.
Xiaomi também quer desenvolver e produzir os seus próprios chips! Pode mudar toda a sua estratégia de mercado!
Por enquanto, ainda nada está confirmado, é um rumor. Um rumor interessante, porque é um desenvolvimento que pode até resultar em sanções para a Xiaomi, se o objetivo for a produção em massa de chips de 3nm para o mercado global. Afinal, a Xiaomi é uma fabricante Chinesa de grandes proporções, e isso implica quase sempre problemas na ótica dos Estados Unidos.
Entretanto, esta notícia foi tornada pública pela Beijing Satellite TV, quando Tang Jianguo, economista-chefe do Gabinete Municipal de Economia e Tecnologia da Informação de Pequim, anunciou que tinha sido alcançado um tape-out bem-sucedido no processo de 3nm por parte da Xiaomi. Curiosamente, o indivíduo refere-se a este evento como um acontecimento histórico para a China. (Que como dissemos em cima, pode causar problemas para a Xiaomi no futuro.)
O que é um Tape Out?
Simples, é a última etapa do processo de design antes da produção em massa.
O que pode acontecer?
Muita coisa, mas ainda é cedo para tirar conclusões. Fique atento.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!