Há várias semanas que nós, na Leak.pt, andamos a falar da chegada da DIGI ao mercado Português, e por isso mesmo, de como as coisas vão com toda a certeza mudar para todos os consumidores Portugueses, quer estes queiram (ou não) aderir aos serviços da nova operadora.
Afinal, se aparece uma nova operadora, com poder de investimento, e capacidade de implementação de estratégia e de infraestrutura, as três grandes (MEO, NOS e Vodafone) vão ter obviamente de responder em igual medida.
Essa resposta começa a aparecer, porém, é muito mais interessante do que aquilo que pelo menos eu esperava.
DIGI: Resposta da MEO, NOS e Vodafone está à vista! É realmente muito interessante, porque quer controlar a forma como o consumidor olha para o mercado!
Portanto, a resposta das três grandes parece ser exatamente a mesma (não fossem estas um cartel…), naquilo que é algo, pelo menos na minha opinião, inesperado.
De forma muito resumida, é uma estratégia de defesa assente em submarcas low-cost. Estamos a falar da Uzo, Woo e Amigo, as três submarcas detidas pela MEO, NOS e Vodafone.
Esta é uma forma de concorrer com a DIGI realmente muito interessante, porque desta forma é fácil perceber que as “3 grandes” não querem olhar para a nova operadora como uma rival ao mesmo nível, ou com a mesma importância.
Aos olhos da MEO, NOS e Vodafone, a DIGI não pode estar ao seu nível aos olhos do consumidor. Por isso, a concorrência não vai ser feita diretamente pelas “grandes”.
Quem é a DIGI?
É uma empresa romena, que em 2021 comprou licenças 5G no leilão realizado pela Anacom em Portugal. Desde aí, tem estado a trabalhar para oferecer uma gama completa de serviços, o que claro está significa rede fixa (fibra), rede móvel (4G e 5G), e caso não saiba, até serviço de TV, e se quiser, telefone fixo.
A DIGI é muito conhecida pelos seus preços muito mais baixos face à concorrência, e claro, estratégia de prazos de fidelização extremamente curtos.
Os testes já começaram e são gratuítos! (link)
Uzo, Woo e Amigo. O que é isto?
Como dissemos em cima, são três marcas low-cost detidas pela MEO, NOS e Vodafone. Estas parecem ser, pelo menos por enquanto, a forma como as grandes operadoras a atuar em Portugal querem concorrer com a nova operadora DIGI.
Marcas que, caso ainda não tenha reparado, começam agora a aparecer um pouco por todo o lado, com visuais renovados, naquilo que parece ser uma preparação para o arranque da DIGI, que por sua vez deve acontecer algures já no próximo mês.
Preços e Serviços?
A DIGI ainda não lançou os seus serviços de forma oficial, e como tal, ainda só existem rumores relativamente aos seus preços. Por isso, estas submarcas das três grandes também ainda não têm um novo leque de serviços e preços para oferecer.
Isto significa que vamos ter uma autêntica guerra entre todas estas marcas nas próximas semanas. Fique atento!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!