A MediaTek também quer entrar no jogo dos preços. Mau para nós!

Durante muitos e longos anos, e após uma época mais focada na gama baixa e gama média, a MediaTek foi finalmente capaz de oferecer uma alternativa competente, e mais barata, face aos processadores mais poderosos da Qualcomm.

Aliás, na realidade, isto continua a ser verdade dentro desta nova geração já com acesso a chips de 3nm, porque a MediaTek continua a oferecer níveis de performance muito similares, a preços mais baixos.

Porém, os preços vão ser mais altos face aquilo que muitos esperariam. O que é uma pena para todos nós.

A MediaTek também quer entrar no jogo dos preços. Mau para nós!

Os VIVO X200 são os primeiros smartphones do mercado com o SoC de topo da MediaTek

Portanto, esta era uma oportunidade de ouro para a MediaTek, para finalmente cimentar o seu nome na gama alta.

Afinal, o seu novo SoC Dimensity 9400 apresenta um nível de performance muito similar no lado do CPU, e por vezes, até níveis de performance mais altos no lado do GPU. É um SoC muito similar ao Snapdragon 8 Elite da Qualcomm, porém, um pouco mais barato.

O problema é que não vai ser assim tão mais barato quanto isso, com a MediaTek cheia de vontade de aproveitar o facto de finalmente ter alcançado a sua grande rival no mundo dos processadores, para começar a ganhar dinheiro a sério.

  • Nota: É uma oportunidade perdida! Porque a MediaTek poderia aproveitar este encarecimento da Qualcomm, para aparecer com o mesmo nível de performance, a preços ligeiramente mais altos, mas ainda assim comportáveis. Tudo isto para começar a aparecer em muitos mais smartphones de topo.
  • Desta forma, a fabricante iria finalmente ganhar reputação, e assim, ficar lado a lado com a Qualcomm, aos olhos dos consumidores, como referência de mercado.

Uma má notícia, que aparentemente vai encarecer aparelhos em quase 10%.

Bons exemplos disto mesmo está nos novos VIVO X200, e muito provavelmente também nos novos OPPO Find X8.

  • Destas duas gamas, pelo menos os smartphones da Oppo vão com toda a certeza chegar à Europa, mais concretamente a Portugal.

Os processadores estão caros. Uma realidade que vai ficar apenas mais detrimental para o mercado.

Em termos de preço, pelo que nós sabemos, o Dimensity 9400 é cerca de 20% mais caro face à versão do ano passado. Com um preço unitário de 155$. O SoC da Qualcomm é ainda mais caro que isto.

Por isso, é muito provável que toda a geração Android de nova geração encareça de forma muito significativa, possivelmente entre 50€ e 100€. O que vai ser obviamente muito estranho, visto que a Apple foi capaz de manter os preços do ano passado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também