Cinco razões para armazenar os seus jogos numa SSD

Muitos jogos modernos podem facilmente ocupar centenas de gigabytes de espaço de armazenamento no seu disco. Quando um jogo é tão grande, o desempenho não é apenas determinado pela combinação CPU/GPU, mas também pela rapidez do armazenamento do seu PC. É que aqui que entram as SSDs. São mais rápidas, mais fiáveis e estão cada vez mais baratas. Mas quais as razões para armazenar os seus jogos numa SSD?

Tempos de carregamento mais rápidos

Uma das vantagens mais importantes das SSDs sobre os HDDs é a velocidade de transferência de dados significativamente mais rápida. Isto não só ajuda a transferir ficheiros rapidamente, como também se traduz em tempos de carregamento mais rápidos nos jogos.

De um modo geral, as SSDs são cerca de quatro vezes mais rápidas do que os HDDs em termos de velocidade de leitura e escrita. Embora os valores exactos variem consoante o HDD e o SSD específicos que estiver a comparar, os SSDs proporcionam uma experiência de utilizador muito mais rápida em geral.

Isto é conseguido em parte graças à interface PCIe que as SSDs utilizam, em comparação com a porta SATA mais lenta utilizada pelos HDDs. Mesmo se comparar uma SSD SATA com um HDD SATA, os valores da velocidade de transferência de dados favorecerão a SSD, proporcionando um aumento significativo no desempenho.

A utilização de uma SSD pode poupar-lhe muitas horas a longo prazo que, de outra forma, passaria à espera de ecrãs de carregamento.

Melhor desempenho no jogo

Outro efeito secundário da rápida velocidade de transferência de dados de uma SSD é um melhor desempenho no jogo. Suponha que está a pensar atualizar o seu computador. Nesse caso, uma SSD rápida é uma das actualizações mais fáceis, mais impactantes e mais económicas que afectará visivelmente o desempenho do seu PC, o que, por sua vez, se traduz em muito menos problemas durante o jogo causados pelo facto de o jogo tentar carregar determinados recursos.

Se considerar que os títulos AAA modernos podem efetuar milhares de pequenas operações de leitura e escrita enquanto joga, transferindo centenas de megabytes ou mesmo gigabytes de dados para trás e para a frente, velocidades de leitura e escrita de dados mais rápidas são o seu melhor amigo.

No entanto, lembre-se de que instalar o seu jogo numa SSD não é um atalho para um aumento de FPS. A combinação CPU/GPU do seu PC continua a desempenhar um papel importante no desempenho do jogo.

Gráficos melhorados se armazenar os jogos numa SSD

Embora a instalação de uma SSD não faça com que os jogos a 720p pareçam ultra-realistas, os tempos de carregamento mais rápidos e o melhor desempenho no jogo traduzem-se numa melhor fidelidade visual geral.

A forma como a maioria das texturas dos jogos modernos funciona é que a maioria dos objectos tem uma textura de baixa resolução quando está mais longe deles, que é depois substituída por uma textura de maior resolução quando está perto. Quando utiliza uma SSD, esta troca entre texturas de baixa e alta resolução é muito mais rápida, uma vez que o jogo consegue carregar e trocar texturas mais rapidamente.

Por isso, embora o FPS permaneça o mesmo, o jogo terá um melhor aspeto, uma vez que as texturas podem ser carregadas e retiradas mais rapidamente.

Melhor fiabilidade do que um HDD

Em comparação com os HDDs, os SSDs não têm peças móveis no interior. Isto torna-as mais resistentes a choques e duráveis, proporcionando uma fiabilidade muito superior à de um HDD.

Isto não quer dizer que os SSDs possam ser atirados de um lado para o outro sem pensar e continuem a funcionar, mas oferecem uma durabilidade e fiabilidade a longo prazo muito superiores às dos HDDs. A vida útil média de uma SSD é de 5-10 anos, em comparação com 3-5 anos de um HDD. Também é menos provável que corrompam ou tenham falhas nos componentes internos.

Melhor eficiência energética

Quer esteja a utilizar um PC para jogos ou um portátil, é provável que já tenha um CPU e uma GPU que consomem muita energia. Quando joga, estes dois componentes estão sob stress e consomem o máximo de energia possível para lhe proporcionar o melhor desempenho. Dependendo da sua fonte de alimentação, isto pode não deixar energia suficiente para que os outros componentes funcionem corretamente.

Os SSDs necessitam de muito menos energia do que os HDDs para funcionar e têm um melhor desempenho nestes casos.

É por todas estas razões que deve armazenar os seus jogos numa SSD.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também