Ver promessas das mais variadas empresas no mundo dos automóveis elétricos não é novidade para ninguém. Mas, a realidade é que um dos grandes problemas da revolução elétrica pode ter a sua resolução a meros 2~3 anos de distância.
Tudo vai mudar quando as baterias de estado sólido chegarem ao mercado, que por sua vez vão permitir uma maior densidade energética, e como tal, tamanhos e pesos muito abaixo daquilo a que estamos habituados, isto ao mesmo tempo que as velocidades de carregamento tão vão subir para nÃveis quase absurdos.
Bateria capaz de receber 400 km de autonomia em 5 minutos!
Portanto, a Chinesa Chery anunciou, durante a Conferência Global de Inovação, que vai ter uma bateria de estado sólido em 2026 com capacidades de mudar completamente a forma como os condutores olham para um carro elétrico.
Estamos a falar de baterias capazes de suportar carregamentos rápidos 6C, o que por sua vez vai permitir recuperar qualquer coisa como 400 quilómetros de autonomia em apenas 5 minutos. Algo incrÃvel… Mas que é apenas o inÃcio da festa!
Afinal, enquanto a Chery promete uma densidade energética de 400 Wh por caga kilograma, já existem planos para aumentar este valor para uns ainda mais absurdos 600 Wh por cada kilograma. Estamos assim a falar de baterias que poderão catapultar os valores de autonomia puramente elétrica para 1500 km.
Quando é que isto chega ao mercado?
Como deve imaginar, não vai ser já amanhã.
Estas baterias devem começar a chegar ao mercado de forma muito lenta no final de 2025 ou inÃcio de 2026. Com a produção em massa a ficar para 2027. Isto significa que, estes carros vão ser “normais” a partir de 2027, 2028… Por aà adiante!
Vale também a pena salientar que enquanto estas tecnologias se tornam lentamente em uma realidade, que os carros elétricos devem ficar bastante mais baratos nos próximos meses, devido à queda nos metais preciosos que dão vida às baterias, e claro, a grandes melhorias na forma como tudo é desenvolvido e produzido nas fábricas.
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