Como limpar um ecrã OLED sem danificar o painel

Se possui um televisor ou monitor OLED, sabe que não são equipamentos baratos. Afinal de contas a qualidade de imagem tem um preço. É por isso que temos de ter muito cuidado com a manutenção destes ecrãs. É que caso contrário podemos dar origem a despesas desnecessárias. Proteger estes dispositivos é termos cuidado com eles e sobretudo darmos atenção com regularidade a algumas tarefas como a limpeza. Embora a limpeza do seu OLED possa parecer fácil deve ter um cuidado especial ao fazê-lo. Se utilizar uma técnica errada, pode provocar danos no seu ecrã. Assim vamos dizer-lhe como limpar um ecrã OLED sem danificar o painel.

Como limpar um ecrã OLED sem danificar o painel

Manter o seu painel OLED e garantir que dura o máximo de tempo possível envolve coisas como aprender a reparar o burn-in do ecrã OLED e a limpá-lo. Antes de começar a limpar o ecrã, deve reunir os materiais de que vai precisar. De preferência, um pano de microfibras, mas se não tiver um à mão, pode utilizar um pano macio, seco e que não largue pêlos. Também vai precisar de uma pequena quantidade de água. Desligue o televisor ou o monitor antes de começar a limpar para evitar apanhar um choque.

Em primeiro lugar humedeça o pano que está a utilizar em água morna. A seguir aperte o pano para retirar o excesso de água. De facto, o ideal é que o pano esteja quase seco.

O próximo passo é limpar suavemente o ecrã com o pano, fazendo movimentos circulares.

Utilize um pano seco para remover qualquer humidade restante.

Ao limpar o ecrã, certifique-se de que não aplica demasiada pressão para não o danificar.

Certifique-se de que o ecrã está completamente seco antes de o voltar a ligar à corrente.

Embora normalmente pensemos que precisamos de produtos de limpeza especializados ou de sabão para limpar aparelhos electrónicos domésticos, deve evitar utilizar estes produtos no seu ecrã OLED. Nunca utilize limpa-vidros, sabões ou outros produtos abrasivos, e evite qualquer produto que inclua solventes como álcool, benzeno, amoníaco ou diluente num ecrã OLED.

Também deve evitar utilizar toalhitas abrasivas ou toalhas de papel no ecrã. Se o fizer, pode riscar a superfície ou remover o revestimento antirreflexo, deixando-o com um ecrã permanentemente danificado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também