6G: descarregar 20 filmes em alta definição num segundo!

Os investigadores que estão a experimentar a próxima geração 6G conseguiram atingir a impressionante velocidade de 938 Gbps. Em comparação, o atual padrão 5G está classificado para velocidades teóricas de transferência de 20 Gbps. Na realidade, as redes 5G atingem velocidades médias muito inferiores a esta. Mas o mesmo acontecerá com as futuras redes 6G. Isto aquando da implementação em massa. Assim a vantagem da velocidade de pico é o que pode ser objetivamente medido aqui. Seja como for é algo impressionante!

6G: descarregar 20 filmes em alta definição num segundo!

A equipa de investigação da University College of London utilizou uma combinação de frequências mais ampla do que o habitual. Tudo para conseguir este débito de tirar o fôlego na gama de frequências de 5-150 GHz. O esforço supera o dos investigadores japoneses, que realizaram recentemente um teste de rede 6G que atingiu 20 vezes a velocidade da atual norma de rede 5G.

Isto vem mostrar o enorme potencial que as futuras redes 6G terão para crescer e se desenvolver. Mesmo quando temos em conta que os dados de laboratório normalmente têm pouca semelhança com a construção real da rede por parte das operadoras que enfrentam várias restrições de espetro e de implantação.

guardar na cloud,

Ainda assim, as velocidades de 938 Gbps significam que se pode descarregar um conjunto de 20 filmes em alta definição num segundo, o que, por alguma razão, se tornou a comparação de referência para as velocidades padrão da rede. Isto como se alguém estivesse a descarregar filmes hoje em dia. A transmissão em fluxo contínuo em alta definição ou os jogos em resoluções mais elevadas são aplicações mais prováveis.

No entanto, a norma 6G ainda está em desenvolvimento e as primeiras implementações de redes comerciais não se esperam antes de 2030. Ou seja, quando o conjunto final de tecnologias receber aprovação. No entanto, as operadoras e os fabricantes de equipamentos celulares estarão prontos assim que receberem a luz verde do órgão de padronização 3GPP.

Entretanto, quanto mais descobertas de investigação como a da equipa UCL de Zhixin Liu forem acumuladas, maior será a probabilidade de o resultado final da normalização 6G apresentar magnitudes melhores do que o que é atualmente esperado em comparação com as velocidades 5G e as funcionalidades da rede.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também