A idade média de um automóvel na altura do abate é de cerca de 14 anos, enquanto a idade média dos veÃculos em circulação é de cerca de oito anos. Mas não se preocupe, existem algumas medidas simples que pode tomar para dar ao seu motor a melhor hipótese de atingir os seus anos dourados. Assim veja estas dez coisas que fazem o seu carro durar o dobro!
Mantenha a bateria do seu automóvel
Se não utilizar o seu automóvel durante longos perÃodos de tempo, a bateria irá degradar-se e ficar descarregada. Assim se o seu automóvel for deixado numa garagem durante um longo perÃodo de tempo, considere a possibilidade de utilizar um carregador de derivação para manter a bateria carregada. Se a bateria do seu automóvel ficar descarregada, o facto de ter de dar o arranque a um automóvel coloca uma tensão adicional na bateria e pode danificar o sistema de gestão do motor e outros componentes electrónicos delicados: um duplo golpe de desgaste acrescido.
Para cuidar da sua bateria deve tentar conduzir o seu carro pelo menos uma vez por semana, se possÃvel – especialmente no inverno.
Mude os filtros regularmente
O filtro de óleo e o filtro de ar do seu automóvel ficam obstruÃdos com o tempo, pelo que é importante renová-los regularmente. Devem ser substituÃdos como parte da revisão automóvel programada, mas ambos são trabalhos relativamente simples – especialmente a substituição do filtro de ar – pelo que pode tentar fazê-lo você mesmo e poupar dinheiro no processo. Pode até pedir a um mecânico móvel para fazer uma revisão no conforto da sua garagem.
Conduzir suavemente… a maior parte do tempo
Conduzir suavemente é algo que deve praticar em todas as ocasiões, especialmente se quer o seu carro a durar o dobro. Se o fizer, reduzirá o desgaste dos componentes e fará com que o seu combustÃvel dure mais. Coisas simples como utilizar o volante, a caixa de velocidades e os pedais de forma suave são fundamentais, bem como olhar bem para a frente para reduzir a necessidade de uma travagem brusca.
Quanto mais agressivo for ao carregar nos pedais, maior será a sua fatura de combustÃvel e de reparação.
Utilize o seu ar condicionado
Os sistemas de ar condicionado têm inevitavelmente fugas de gás refrigerante ao longo do tempo, especialmente se não forem utilizados regularmente.
Deixar o ar condicionado desligado pode poupar combustÃvel, mas pode acabar por ter de pagar uma fatura para o carregar. E sim, isso também significa deixar ocasionalmente as suas aberturas de ventilação soprarem a frio no inverno.
Atenção aos liquÃdos
Os liquÃdos são a força vital do seu automóvel e o facto de não os reabastecer pode ter consequências terrÃveis. Verifique o óleo do motor e os lubrificantes do carro uma vez por quinzena, abrindo o capot (com o carro num piso plano) e retirando a vareta. Limpe-a com um pano e depois mergulhe-a.
Quando voltar a sair, o nÃvel do óleo deve estar entre as marcas de mÃnimo e máximo – e uma cor castanha-amarelada clara se o seu carro tiver um motor a gasolina.
O óleo escuro e sujo deve ser substituÃdo. No entanto, o óleo do motor a gasóleo acumula fuligem como parte do processo normal de combustão, pelo que o óleo de cor escura não é motivo de alarme num carro a gasóleo.
Outras áreas a verificar quinzenalmente incluem o reservatório do lÃquido de refrigeração, que deve ser atestado com 50% de água destilada e 50% de anticongelante, e o depósito do lava para-brisas.
Verifique os seus pneus
Os pneus são, sem dúvida, a caraterÃstica de segurança mais importante do seu automóvel e não é exagero dizer que verificá-los regularmente – cerca de uma vez por semana – pode salvar-lhe a vida. Também ajuda o seu carro a durar o dobro ao evitar acidentes desnecessários.
Os pneus com pressão insuficiente também aumentam o consumo de combustÃvel, por isso, mantenha-os com as pressões recomendadas no manual do seu automóvel para poupar dinheiro.
Resistir à tentação de modificar
Modificar o seu automóvel pode torná-lo menos fiável e encurtar a sua vida útil. Ajustar o motor para obter mais potência exerce uma pressão adicional sobre outros componentes, incluindo os travões, se, em consequência, conduzir mais depressa.
Uma suspensão mais rÃgida e desportiva também provoca um desgaste adicional do chassis, das subestruturas e dos casquilhos.
Lembre-se também que o dinheiro gasto em modificações provavelmente não irá aumentar o valor do seu carro.
Utilize os travões para reduzir a velocidade em vez de reduzir as mudanças
O travão motor, ou a mudança de velocidades para reduzir a velocidade, pode danificar o sistema de transmissão, especialmente a embraiagem e a transmissão.
Utilizar as mudanças para travar quando viaja, especialmente a velocidades mais elevadas, pode encurtar o tempo de vida do seu motor. Os danos serão ainda piores se reduzir várias mudanças.
Os pedais de travão são o seu melhor amigo na prevenção de danos na caixa de velocidades e devem ser o seu primeiro porto de escala ao reduzir a velocidade.
Não ande com pouco combustÃve se quer o seu carro a durar o dobrol
Quando a gasolina está a acabar, a bomba de combustÃvel vai buscar ar, detritos e sedimentos que se encontram no fundo do depósito de combustÃvel para tentar alimentar o carro.
Os materiais indesejados podem entupir o sistema. Também acabar por corroer a bomba e os filtros, bloqueando potencialmente o combustÃvel e impedindo o arranque do automóvel.
Os proprietários de automóveis a gasóleo devem ter especial cuidado com os baixos nÃveis de combustÃvel. É que os potentes injetores dos seus motores aspiram grandes quantidades de ar para o sistema, o que pode impedir o motor de arrancar.
Manter os nÃveis de combustÃvel elevados pode evitar contas de reparação dispendiosas mais tarde.
Verifique imediatamente as suas luzes de aviso
Pode ser fácil ignorar as luzes de aviso, especialmente quando não parece haver qualquer diferença no desempenho do seu automóvel quando elas se acendem.
No entanto, deixar os problemas por controlar pode significar um fim prematuro para o seu automóvel.
As luzes do motor, dos travões e da direção assistida indicam algumas das falhas mais urgentes. Assim podem levar a despesas de reparação dispendiosas ou, pior ainda, a uma situação de condução insegura.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!