Cada vez mais se fala do carro voador como algo prestes a chegar ao mercado. Sendo exatamente por isso que uma das apresentações mais interessantes da GITEX Global no Dubai aconteceu à volta de uma nova proposta da Xpeng, uma fabricante Chinesa que chegou muito recentemente ao mercado Português.
Mas, temos de ter um bocadinho de noção! Mesmo que o carro voador fosse uma coisa barata de produzir (que não é), visto que ainda tem muito desenvolvimento pela frente. Como é óbvio, a existir, a regulamentação vai ser completamente diferente face a um carro “normal”.
Ou seja, não vai tirar a carta de condução para andar com um ligeiro de passageiros, como é o caso de um qualquer Renault Clio ou Opel Corsa, e do nada vai ao stand comprar um carro voador. Isso nunca vai acontecer.
Carros Voadores existem. Mas difícilmente vai ver um no ar, especiamente na Europa!
Sim, a era do carro voador parece estar prestes a começar, mas se acha que vai ser para todos, está muito enganado. Existem gigantescos desafios a ultrapassar para que este tipo de veículo se possa tornar uma realidade nos ceús.
Claro que a ideia de um carro voador é interessante, porque é mais rápido, não tem de seguir as estradas que existem na sua cidade, e talvez mais importante que isso, não tem de lidar com o sempre complexo trânsito. Curiosamente, no fundo, pode ser até mais seguro, visto que não tem de lidar com as inúmeras variáveis que existem na estrada à sua volta.
Este é também um veículo híbrido, não no lado da motorização como hoje conhecemos um qualquer outro híbrido, mas sim na forma como se desloca. Isto porque, tanto pode andar na estrada, como pode fazer das suas nos céus.
Mas… Consegue imaginar um céu cheio de carros? Como é que isso poderia sequer funcionar?
Ainda não existe uma regulamentação para este tipo de veículo em nenhuma região. (Porém, a China quer liberizar o mercado para este tipo de veículo, para baixas altitudes).
Curiosamente, também não é uma ideia “nova”!
A ideia de ter um carro capaz de voar não é de todo uma novidade.
O ser humano sempre olhou para o céu com desejo de o conquistar, e como tal, este tipo de veículo já anda a ser mencionado, desenvolvido, e testado, há várias décadas. Onde claro, temos uns quantos falhanços épicos à mistura.
O que mudou?
A única forma de o carro voador ser algo real no mercado, e nos céus, é com a chegada em força da condução autónoma. O voo tem de ser automatizado ao máximo para evitar todo o tipo de acidentes. Ou seja, o controlo não pode estar nas mãos do “condutor”, ou neste caso, “piloto”.
Sendo exatamente por isso que o futuro deste tipo de mercado deve estar em serviços de mobilidade ultra-rápida, e claro, extremamente cara. Serviços que, claro, vão estar extremamente regulamentados.
Afinal, consegue imaginar um acidente “voador”? No céu, estamos muito mais susceptíveis aos fenómenos meteorológicos. Por isso, consegue imaginar ir contra um prédio, uma árvore, cair em cima de uma casa? É todo um outro mundo de complicações, de segurança, e de regulamentação.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que alguma vez vai ser possível encontrar carros voadores, da mesma forma que hoje em dia temos carros nas estradas? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!