A Leak.pt foi convidada a participar nos testes Internacionais ao novo Renault 5 em Nice, França. Um dos testes que mais entusiasmo me trouxe neste ano de 2024, depois de dezenas de outros ensaios dentro e fora de portas.
Porquê? Bem, de forma muito resumida, o Renault 5 é um carro especial que vai fazer furor. Ao que tudo indica, especialmente em Portugal.
Renault 5 vai ser uma mudança de paradigma!
Portanto, esta localização para o teste é curiosa, porque Nice é uma localidade bastante próxima de Cannes, e claro, do sempre icónico Mónaco. Ou seja, ver carros exóticos, extremamente raros e super caros, não é de todo uma grande novidade nesta região. Ainda assim, durante este teste da Renault, foi o Renault 5 que mais olhares foi capaz de roubar enquanto circulava entre terriolas, ou perto da marina.
Consegue imaginar estar no meio de Ferraris e Bugattis, e as pessoas decidirem apontar para o Renault de 35 mil euros? Isto enquanto dizem adeus ao condutor com um sorriso rasgado? Pois bem, foi isso que nós vivemos em Nice!
É um carro que não passa despercebido a ninguém. É bonito, é jovial, e é também muito mexido.
A Renault está a ser capaz de meter alma nas suas apostas elétricas!
A gigante Francesa está a ser capaz de levar ícones do passado para o presente e para o futuro.
Uma estratégia que faz todo o sentido, porque num mercado cheio de automóveis sem qualquer alma ou essência, a Renault está a ser capaz de pegar em velhas lendas do asfalto, ao mesmo tempo que moderniza tanto o interior como o exterior, leva imensa tecnologia de ajuda à condução, e junta ainda um motor elétrico, de forma a criar algo (quase) completamente novo.
Isto sem nunca perder a sua identidade original. Sendo exatamente por isso que o Renault 5 aparece irreverente no design, compacto mas espaçoso, muito ágil, com um excelente ângulo de viragem, e até algum nervosismo quando pisa o pedal mais a sério.
O Renault 5 está a chegar! O entusiasmo é mais que muito.
Isto é muito interessante, mas além das mais de 80 mil unidades já encomendadas, existem várias regiões com níveis de interesse muito altos à volta deste novo carro. Portugal é uma destas regiões.
As pré-vendas estão a correr bem por cá, e ao que tudo indica, a Renault tem cerca de 3700 interessados registados no Programa de Espera, onde a fabricante partilha alguma informação “exclusiva”, e promete também oferecer experiências interessantes na altura da chegada ao mercado.
Sim… Quase 4000 pessoas! São números que rivalizam com Espanha e até Itália, mercados maiores, que normalmente ficam muito acima de Portugal neste tipo de ações.
Quando é que chega ao mercado?
Infelizmente, apesar da promessa dos 25 mil euros, a versão de entrada do Renault 5 com a bateria mais pequena não vai chegar a Portugal no imediato. (Falamos disso mais em baixo!)
Assim, se está realmente interessado no Renault 5, e quer meter as mãos no carro o quanto antes, vai encontrar duas versões com um motor elétrico de 150cv e uma bateria de 52 kWh. Mais concretamente, a Techno de 33 mil euros e a mais equipada Iconic de 35 mil euros. As entregas destes veículos devem começar em Janeiro.
Como é conduzir este carro?
Ao nosso dispor, tivemos a versão Techno de 150cv e bateria de 52 kWh.
Um automóvel que começa nos 33 mil euros em Portugal (por enquanto!), mas que muito honestamente parece valer mais alguns euros em cima daquilo que a Renault pede. A qualidade de construção está toda lá, e a atenção ao detalhe também! Não temos ruídos parasitas, a condução é extremamente confortável, e se quiser, muito assertiva, ou até nervosa.
É um carro leve e compacto, muito apontado, e capaz de lhe dar um nível de segurança que o modelo original nunca foi capaz de trazer para cima da mesa.
Ainda só tivemos a oportunidade de conduzir o Renault 5 entre cidades e vilarejos, o que claro está, é onde ele está mais em casa. Ainda falta “puxar” por ele em estradas menos controladas. Mas, até aqui, a nossa opinião é extremamente positiva.
Mudança de paradigma? Porquê?
De forma muito simples? Apesar do facto de a versão de 25 mil euros não chegar já, visto que as encomendas só abrem em Fevereiro de 2025 e as primeiras unidades só chegam às estradas Portuguesas em Setembro desse mesmo ano.
A verdade é que este é um dos primeiros carros elétricos do mercado que é realmente interessante, e chega a um preço justo.
Tem tecnologia, tem performance, e tem design. Além disso, é também um carro que chega a todos. Ou seja, chega ao meu pai de 66 anos que conduziu vários, chega a mim que nunca conduzi nenhum mas andei em vários enquanto criança, e chega também aos mais jovens, que não fazem a mínima ideia daquilo que é um R5 na sua forma mais pura e original, mas gostam deste design diferenciado. É uma estratégia genial.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Está a gostar da forma de fazer as coisas da Renault? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!