Firefox está setenta e cinco vezes mais rápido! Saiba porquê

Sempre gostei do Firefox, sobretudo pelo que significa ao nível da segurança. No entanto, tudo isto veio sempre com um problema. É que por vezes não o sentia tão rápido como devia ser, pelo menos comparativamente ao Chrome e ao Safari. No entanto isto acaba de mudar e de facto foi anunciado que o Firefox está setenta e cinco vezes mais rápido. Mas o que significa isto na prática?

Falar em mais rapidez é logo à partida uma coisa positiva. No entanto, é preciso saber-se do que estamos a falar em concreto. Desta vez as melhorias estão em algo chamado WebAssembly. Isto leva a uma maior velocidade nas tarefas de processamento.

A questão do WebAssembly

Algumas aplicações e jogos Web mais avançados utilizam código que compila para WebAssembly, em vez de código escrito ou compilado para JavaScript. O WebAssembly é usado principalmente para ferramentas complexas de renderização de vídeo, áudio e 3D, como as versões web do Adobe Photoshop, SketchUp, Google Earth e jogos criados com o Unity. No entanto, o Firefox tem alguns problemas de desempenho com a compilação do código WebAssembly. Isto pode diminuir a capacidade de resposta e os tempos de carregamento inicial das aplicações Web que o utilizam.

Firefox 113.0.2

Agora e para resumir um pouco todo o processo foi criado um método vetorial mais eficiente. Isto tornou os tempos de compilação cerca de 20 vezes mais rápidos, e atualizaram outros componentes do compilador com algoritmos diferentes. A publicação neste blogue diz: “com estas alterações, o Ion consegue compilar o módulo ONNX Wasm em menos de 3,9 segundos, mais de 75 vezes mais rápido do que antes destas alterações.”

O que corre mais rápido no Firefox?

O resultado final é que o Photoshop, o Google Earth e outras aplicações e jogos que usam o WebAssembly devem carregar mais rápido no Firefox. Ou seja para estes casos específicos e não só tudo isto será uma maravilha. Podemos mesmo dizer que hoje é um bom dia para começar a utilizar o Firefox.

Mas as novidades não ficam por aqui. Tudo porque a Mozilla está a trabalhar noutras melhorias do WebAssembly. Assim as aplicações web complexas deverão continuar a melhorar com o tempo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também