Xiaomi tem um problema que pode ficar mais grave!

Como estamos fartos de dizer, apesar do inegável crescimento da Xiaomi ao longo dos últimos anos, ao conseguir (cada vez mais) posicionar-se como uma fabricante de aparelhos Premium, ao mesmo tempo que manteve grande parte da sua identidade que consegue meter os consumidores a sonhar com aparelhos incríveis a preços mais “justos”, a realidade é que a Xiaomi tem um problema grave na forma como lança os seus produtos no mercado global.

A Xiaomi, como tantas outras fabricantes Chinesas, prefere sempre lançar primeiro na sua terra Natal, e apenas alguns meses depois no resto do mundo. Uma estratégia que faz algum sentido, visto que a China tem cerca de 1.4 mil milhões de potenciais consumidores, quase o dobro da totalidade da Europa. Mas, que ainda assim, faz com que a fabricante não se sinta como uma marca global a sério.

Isto acontece porque os smartphones de nova geração são notícias logo na altura em que saem (final do ano), e depois voltam a ser notícia quando chegam à Europa (primeiro trimestre do ano novo).

Feliz ou infelizmente, entre os dois lançamentos, temos muita coisa a roubar os “holofotes” da empresa. Como tal, quando os aparelhos chegam ao nosso mercado, já não se sentem como uma novidade. Parecem cansados.

Pois bem, e se outras fabricantes começarem a lançar mais cedo na Europa?

Xiaomi tem um problema que pode ficar mais grave!

(análise) xiaomi 14t pro: fiquei honestamente impressionado! rascunho

Honestamente, ainda não percebi o porquê de a Xiaomi continuar a fazer lançamentos faseados quando mostra tanta ambição. Será um problema de produção? Distribuição? Não faço ideia. O que eu sei é que a Apple e Samsung são capazes de fazer lançamentos globais, e ao que tudo indica, outras fabricantes querem fazer exatamente o mesmo dentro de muito em breve.

Uma destas fabricantes parece ser a Oppo, que está finalmente de volta aos grandes voos, e ao que tudo indica, quer fazer um regresso em grande para mostrar todo o seu poderio e potencial.

Ou seja, fica a ideia de que a Oppo pode estar com a pulga atrás da orelha, talvez não para lançar tudo de uma só vez, mas muito provavelmente para ser uma das primeiras fabricantes Android a chegar ao mercado Europeu. Mais concretamente, para chegar mais cedo que as suas rivais diretas conterrâneas.

O que seria inegavelmente interessante, e iria resultar em uma quase rasteira à sua rival Xiaomi.

Temos de esperar para ver, mas estes lançamentos faseados têm, de uma maneira ou de outra, de acabar. Se o mercado é global, e estas marcas querem ser globais… Bem… Os lançamentos têm de ser globais.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também