Quatro razões para não comprar um smartphone dobrável

É verdade que quando os smartphones dobráveis chegaram ao mercado causaram um certo hype. Isto apesar de um começo atribulado devido a algumas questões técnicas. No entanto, com o passar do tempo elas foram sendo resolvidas. No entanto, a verdade, é que apesar de serem atrativos, ainda há muitas razões para não comprar um smartphone dobrável. Estas são as minhas quatro. Concorda?

Quatro razões para não comprar um smartphone dobrável

Os dobráveis são menos duráveis

As coisas já não são como eram. Isso é um facto. Ou seja, os smartphones dobráveis estão muito mais resistentes em relação aos primeiros modelos. No entanto a verdade é que por muita resistência que tenham há sempre peças móveis envolvidas. E quando há uma dobradiça há sempre qualquer coisa que pode correr mal. Para além disso estes equipamentos não lidam bem com o pó e a areia e isto faz todo o sentido. Lá está a questão das peças móveis.

não comprar um smartphone dobrável

São normalmente mais caros

Uma vez que normalmente encontramos dois ecrãs é natural que estes equipamentos sejam mais caros. Isto para além de um deles ter uma tecnologia mais cara. Aliás facilmente percebemos isso quando se avaria e temos de o trocar.

Formato de ecrã invulgar

Os smartphones dobráveis estilo Fold têm formatos de ecrã invulgares. Tanto no interior como no exterior. Como resultado, quer esteja a utilizar o ecrã interior ou exterior, não tem a proporção esperada pela maioria das aplicações.

Claro que isto não é necessariamente um problema a toda a hora. As aplicações adaptam-se geralmente bem, sobretudo nos smartphones Samsung, porque o software One UI adapta as aplicações a qualquer tamanho. É quando estamos a ver vídeos e a jogar que o rácio de aspeto parece estranho.

Embora se possa pensar que um ecrã maior seria melhor para vídeos, isso só acontece com vídeos com uma proporção de 4:3. Os vídeos normais de 16:9 (como filmes e programas de TV) aparecem apenas ligeiramente maiores, com barras pretas grossas na parte superior e inferior.

Câmaras inferiores

Apesar de ter um preço mais elevado, o Galaxy Z Fold 5 (e 6) tem um hardware de câmara menos capaz do que os Galaxy S23 e S24 Ultra, de preço mais baixo. Isto porque não há muito espaço para um hardware de câmara potente num smartphone com duas metades que têm de ser mais finas do que um telefone normal quando desdobrado. Uma vez que os telemóveis dobráveis tendem a ser mais espessos quando dobrados, também não é ideal colocar uma enorme saliência para a câmara na parte de trás.

Ou seja custa pagar mais dinheiro e não obter o melhor hardware de câmara que um fabricante de smartphones oferece.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também