Há alguns dias atrás, fizemos um artigo a afirmar que andar sem carteira no nosso dia-a-dia parece genial, mas acaba por ser demasiado ambicioso quando não podemos confiar nos serviços que permitem essa ousadia. Isto porque, as apps como o GOV.id (app oficial do Governo Português onde temos os nossos cartões guardados) tem estado offline desde o dia 10 de Outubro.
Sabe porquê?
Serviços GOV.pt continuam limitados. Passaram 5 dias!
Portanto, por alguma razão, os meios de comunicação não estão a dar grande importância a isto. Mas… Caso não saiba, existiu um ataque informático aos serviços do governo Português no passado dia 10 de Outubro. O que por sua vez fez com que a grande maioria dos serviços ficasse online. Aliás, muitos destes serviços continuam offline durante o dia de hoje (15 de Outubro de 2024).
O ataque foi aparentemente de ransomware, sendo assim algo de muito similar face ao que aconteceu com a Vodafone Portugal há alguns anos atrás.
O que é um ataque ransomware?
- O ransomware é um tipo de malware que bloqueia dados confidenciais ou dispositivos da vítima e ameaça mantê-los bloqueados – ou até pior – a menos que a vítima pague um resgate ao invasor.
Entretanto, apesar de vários serviços ainda indisponíveis, ou limitados, a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) informa que, na sequência dos trabalhos em curso para mitigar o impacto do ataque informático ocorrido a 10 de outubro, está a implementar um conjunto de medidas preventivas e corretivas para garantir que a normalização dos serviços ocorra de forma progressiva e segura.
A AMA mantém o compromisso de repor a normalidade dos serviços digitais e continua a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades nacionais competentes em matéria de cibersegurança e cibercrime para restabelecer tão breve quanto a segurança permita o pleno funcionamento das operações.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!