Quem nunca ouviu falar da Renault 4L? É um ícone das estradas Portuguesas, e não só, que agora vai voltar ao asfalto com um design renovado, uma motorização completamente diferente, e claro, muita e boa tecnologia. Estamos a falar de um automóvel que chegou primeiramente ao mercado nos anos 60, e que agora volta a aparecer como resposta às necessidades dos condutores modernos.
Porém, a missão é a mesma!
Renault 4 E-Tech: Ícone do passado passa a aposta do futuro!
Portanto, ao ser referenciado pela primeira vez em 2022 no Motor Show de Paris, e a aparecer agora de forma oficial em 2024, o Renault 4 E-Tech é um novo automóvel 100% elétrico que vai buscar o ADN no passado para conseguir conjugar o “velho” com o “novo”, em uma combinação que promete ser bombástica, tal e qual como o Renault 5 está a provar ser.
É um automóvel cheio de tecnologia, uma boa autonomia elétrica, que é também capaz de oferecer grandes quantidades de espaço sem grande compromissos à mistura. É um carro versátil! Afinal, temos ADAS para a segurança, OpenR Link para uma condução inteligente, e claro, uma motorização capaz de lhe oferecer alguma adrenalina. Vamos por partes.
- Nota: Como referência, tenho 1m90 (sou o rapaz de pé dentro do Renault 4 E-Tech), e senti que há espaço para tudo dentro deste automóvel. Tanto no lado do condutor, como lá atrás, no lado dos passageiros.
Design
O novo Renault 4 E-Tech é um veículo pensado para o topo do segmento C. Ou seja, foi desenhado e produzido para ser compacto, elétrico, mas acima de tudo versátil.
- Com um comprimento de 4.14m, fica entre o Clio e o Captur.
- Distância entre eixos de 2.62m para garantir um bom espaço interior.
- Largura no 1.80m, de forma a manter a agilidade em cidade.
- Altura 1.57m, muito similar ao Captur. Porém, o Renault 4 E-Tech tem mais espaço interior devido ao melhor aproveitamento do chão.
- Pneus de 18” em todos as versões.
Uma grelha distinta, e uma traseira a fazer lembrar o passado (com bom espaço de arrumação! – 420L)
No interior temos muita e boa tecnologia como já seria de esperar, onde podemos encontrar um ecrã de 10.1” para o condutor (7” na versão base), e claro, uma central multimédia de 10” em todas as versões que tem como base o sistema operativo OpenR Link baseado em Google Automotive.
Motorização e Bateria
O principal modelo elétrico do Renault 4 E-Tech, que aposta na polivalência, associa uma bateria de 52 kWh a um motor de 110 kW, para uma autonomia WLTP até 400 km.
A bateria de iões de lítio de 52 kWh utiliza uma tecnologia NMC (Nickel Manganese Cobalt), para aquela que é a melhor densidade energética do mercado atual. É composta por quatro grandes módulos num único invólucro. Esta arquitetura simplificada permite uma redução de peso de mais ou menos 20 kg em relação ao ZOE. Desta forma, a bateria pesa atualmente menos de 300 kg.
Entretanto, sendo diretamente baseado no motor do Megane E-Tech electric e do Scenic E-Tech electric, o motor de 110 kW (150 cv / 245 Nm) do Renault 4bé o mesmo do Renault 5. Assim, o Renault 4 acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 8,5 segundos e dos 80 aos 120 km/h em menos de 7 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 150 km/h.
Todas as versões do Renault 4 E-Tech elétrico estão equipadas com um carregador bidirecional de 11 kW AC. Dito isto, na configuração 110 kW/52 kWh, o Renault 4 E-Tech electric inclui igualmente um carregador de 100 kW DC para ligação aos pontos de carregamento rápido, nomeadamente nas auto-estradas.
Os tempos de carregamento são os seguintes:
- 11 kW AC: 10% para 100% em 4 h e 30 min
- 100 kW DC: 15% para 80% em 30 min
Carregamento bidirecional? O que é isto?
O Renault 4 E-Tech elétrico é o segundo veículo da gama Renault a ser comercializado com um carregador bidirecional de 11 kW AC. Este inclui as funções V2L (veículo-carga) para ligar um aparelho de 220V à bateria do veículo e V2G (veículo-rede) para reintroduzir a eletricidade na rede.
Ou seja, pode usar o seu carro como “gerador” em sua casa.
Conclusão
Uma aposta muito em linha com aquilo que aconteceu com o Renault 5. Por isso, muito interessante. Esperemos que em Portugal também.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Está a gostar da determinação da Renault em ir buscar ideias ao passado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
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