Depois dos carros e motas, também vamos ter aviões elétricos!

Como é óbvio, não estamos a falar de aviões comerciais com capacidade de sentar centenas de passageiros. Estamos sim a falar de aviões elétricos bastante mais pequenos, com a capacidade de sentar até 9 passageiros, com uma autonomia puramente elétrica de 800 quilómetros.

Ainda não sabemos até que ponto isto pode ser viável, especialmente quando temos em conta as velocidades de carregamento e custo de manuteção. Mas, este tipo de avião vai mesmo aparecer no mercado até ao final da década.

Depois dos carros e motas, também vamos ter aviões elétricos!

Portanto, apesar do grande foco na eletrificação dos automóveis e motociclos, a realidade é que há outros desenvolvimentos a serem feitos no lado das aeronaves. Uma das empresas que mais tem investido, e mais perto está de ter aviões 100% elétricos a circular, é a Eviation, que até já está a aceitar encomendas para o seu avião Alice, totalmente elétrico e com emissões zero.

Porém, aceitar encomendas não significa que este avião vá já descolar. Os desafios das certificações significam que o Alice vai ficar no chão até pelo menos 2029 ou 2030.

Uma das interessadas a entrar no projeto é a UrbanLink Air Mobility, uma empresa da Flórida que está novamente a aumentar o seu investimento em planos de eletrificação para viagens aéreas urbanas. Já tem 10 unidades encomendadas, e ao que tudo indica, vai encomendar mais 10 após a primeira remessa.

Qual é a velocidade e autonomia?

Como dissemos em cima, a sua autonomia máxima é de mais ou menos 800 quilómetros, o que significa mais ou menos 440 milhas naúticas. Além disso, tem uma velocidade de cruzeiro de “apenas” 460 quilómetros por hora, o que claro, não vai quebrar nenhum recorde.

Ainda assim, esta pode muito bem ser a solução para viagens curtas, que estão agora em risco de desaparecer, devido às emissões desnecessárias quando existem alternativas mais limpas ao dispor da população.

Será este o futuro?

Honestamente, acho que o futuro da aviação, e também dos navios de grande porte, estará no hidrogénio e não em baterias. Ainda assim, é muito bom ver que até na aviação está a existir uma forte aposta da eletrificação.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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