Os processadores de nova geração da Qualcomm (Snapdragon 8 Elite Gen4) vão encarecer de forma muito significativa. Como tal, as fabricantes têm andado a tentar encontrar uma alternativa fiável de forma não encarecer toda a sua gama de produtos à mesma proporção.
No caso da Samsung, isto até nem deveria ser um problema gigantesco, visto que a gigante Sul Coreana produz os seus próprios chips (Exynos), e por isso, a existir um problema, seria apenas e só no modelo Ultra, o único que chega ao mercado com o SoC mais poderoso e mais caro.
O problema para a geração S25 de 2025 é que a Samsung não consegue produzir processadores Exynos 2500 em grandes quantidades! Assim, tem estado em negociações com a Qualcomm e MediaTek para dar vida a toda a sua nova gama de produtos.
Samsung não se decide! MediaTek, Qualcomm ou Exynos!?
Portanto, a Samsung não conseguiu melhorar a percentagem de defeito das suas linhas de 3nm GAA. Por isso, não existe produção de Exynos 2500 suficiente para dar vida aos Galaxy S25 e S25+.
Foi por isto que a Samsung andou a negociar extensivamente com a MediaTek, para implementar uma estratégia muito similar à de algumas fabricantes Chinesas. Ou seja, MediaTek topo de gama para as versões base, e Qualcomm topo de gama para a versão Ultra.
Mas, ao que tudo indica, as negociações deram para o torto, e como tal, a Samsung só está disposta a meter chips MediaTek no seu S25 FE, o smartphone que deve ser lançado apenas daqui a 1 ano.
Não sabemos qual é a razão para este recuo, mas, isto significa que toda a gama Galaxy S25 vai ser baseada em processadores Qualcomm. Algo que parece giro no papel, mas pode acabar por influenciar, e muito, o preço da nova geração de smartphones da Samsung.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!