O mercado automóvel está cada vez focado em garantir ofertas recheadas de novidades. Porém, por vezes, também há espaço para tecnologias consideradas “obsoletas”. Afinal, a gigante Volkswagen veio demonstrar que o motor a gasóleo ainda tem um propósito no mercado, pelo menos por mais algum tempo.
Assim sendo, abram alas ao novo VW Taryon!
Este novo modelo da VW é o substituto direto do Volkswagen Tigual Allspace e quer ofuscar o seu antecessor com ainda mais tecnologia, praticidade e muito mais espaço.
Algo que é possível com o aumento de tamanho em 231 mm, o que também garante agora a capacidade para mais uma fila de bancos e capacidade para 7 ocupantes. Até o espaço de bagageira ganhou espaço com praticamente 200 litros a mais de espaço disponível.
VW Taryon é sinonimo de praticidade para todos!
Ora bem, um SUV sempre foi indicativo de “grande utilitário” e aqui a Volkswagen garante isto mesmo. Mas vamos por partes:
Motor
- O VW Taryon chegou de forma oficial ao mercado com quatro motorizações ao dispor dos compradores.
Desde uma motorização Mild-hybrid
- Alberga um motor a gasolina e um pequeno motor elétrico. Porém, apesar da existência de eletrificação, saiba que é apenas uma variante leve desta tecnologia que utiliza um motor elétrico de pequenas dimensões para apoiar a condução e reduzir as emissões. Esta motorização apesar de ser hibrida, não é recarregável.
Em termos de pormenores, conta com um motor a combustão 1.5 L capaz de enviar um total combinado de 148 cv para o eixo frontal.
Dacia Bigster: Um topo de gama low-cost!
Motor a gasolina puro!
- Para quem ainda não quer avançar para a eletrificação e prefere um motor a combustão puro o VW também tem a solução. Com um motor 2.0l Turbo capaz de 201 cv na versão de tração frontal e 261 cv se optar pela tração às quatro rodas.
Motor a diesel!
Sim ele ainda existe mesmo em 2024!
- O Taryon consegue também oferecer uma motorização a diesel, ainda muito preferida por muitas famílias no mercado. Esta variante conta com 148 cv se optar pela tração frontal e 190 cv na versão com tração às quatro rodas.
Para finalizar neste campo temos a variante de topo PHEV!
Em poucas palavras temos aqui uma motorização hibrida plug-in de topo que conta com um motor quatro cilindros 2.0L apoiado por um motor elétrico e caixa de seis velocidades automática. O resultado é 201 até 268 cv conforme a tração que optar e a autonomia prometida em ambas as versões é de uns incríveis 100 km em modo 100% elétrico.
Mas… na versão de topo PHEV o Taryon não pode ser adquirido com capacidade para 7 pessoas. A razão é obvio, todo o sistema necessário para esta tecnologia, incluindo a baterias de 19,7 kWh ocupa espaço valioso na bagageira deste grande SUV.
Ademais, o que pensa sobre o novo Volkswagen Taryon? Partilhe connosco a sua opinião sobre este novo veiculo da VW nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!