De acordo com alguns utilizadores do Microsoft Word, o software Office está aparentemente a apagar ficheiros depois de os guardar. Escusado será dizer que não é o tipo de comportamento que se pretende quando se faz um trabalho importante. Assim tenha muito cuidado ao utilizar o Microsoft Word. Pelo menos enquanto não sair uma correção!
Alerta: tenha muito cuidado ao utilizar hoje o Microsoft Word!
A Microsoft confirmou oficialmente o problema a partir de 3 de outubro de 2024. Mas, embora ainda não tenhamos recebido uma explicação ou solução definitiva, existe uma solução alternativa temporária. Se não conseguir evitar a utilização do Microsoft Word até que seja lançada uma correção oficial, continue a ler para saber o que deve fazer.
Como funciona o bug excluir ao salvar
De acordo com a Microsoft, este bug afecta atualmente a versão 2409 do Microsoft 365 e ocorre com ficheiros que têm uma extensão de ficheiro que é guardada em letras maiúsculas. Além disso, um caractere “#” no título do documento também pode levar a uma exclusão não intencional.
O erro de eliminação ocorre quando fecha o Word depois de editar um ficheiro deste tipo sem o guardar primeiro. Quando o Word avisa que está a fechar um ficheiro não guardado, pergunta se o quer guardar – e se confirmar que quer guardar, o Word acaba por apagar o ficheiro.
Por outras palavras, o problema só aparece se o ficheiro aberto não tiver sido guardado manualmente antes e apenas se optar por guardar através do aviso de “ficheiro não guardado” ao fechar o Word.
A solução alternativa para ficheiros eliminados
A boa notícia é que os ficheiros eliminados desta forma não desaparecem totalmente. O Word apenas os move para a Reciclagem, pelo que deverá ser possível recuperar os seus documentos aí.
Para evitar que o Word apague acidentalmente os seus documentos, pode evitar o problema guardando manualmente todos os seus documentos antes de fechar o Word.
Mas existe também outra solução alternativa, que poderá querer ativar para maior segurança. Clique no menu Ficheiro do Word, selecione Opções, clique no separador Guardar e ative a caixa de verificação Não mostrar os bastidores ao abrir ou guardar ficheiros com atalhos de teclado.
A Microsoft ainda não tem a certeza absoluta da razão pela qual este erro está a acontecer, mas a empresa está a trabalhar numa correção.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!