Se não gosta de publicidade no YouTube prepare-se para isto!

Não é segredo que a Google quer mesmo que os utilizadores paguem pelo seu serviço YouTube Premium. Para além de adicionar funcionalidades exclusivas ao nível pago, a plataforma tem vindo a tornar o serviço gratuito mais irritante de utilizar. Claro que isto pressiona os espectadores a subscrever. Na sua mais recente experiência, o YouTube está a ocultar o contador decrescente e o botão cinzento de saltar quando reproduz anúncios na sua aplicação móvel. O botão de saltar aparece de repente quando o utilizador já viu o suficiente do anúncio. Assim se não gosta de publicidade no YouTube prepara-se para mais esta dor de cabeça.

Se não gosta de publicidade no YouTube prepare-se para isto!

De acordo com o Android Police, o YouTube para dispositivos móveis está agora a ocular o cronómetro de contagem regressiva ao reproduzir anúncios para alguns utilizadores. A mudança foi aparentemente aplicada para forçar os espectadores a concentrarem-se no anúncio em si, em vez de quando eles podem ignorá-lo. Assim, em vez de bloquear o botão de saltar atrás de um temporizador visível, o botão aparece abruptamente quando os utilizadores tiverem visto uma parte específica do anúncio.

publicidade no YouTube

Curiosamente, os utilizadores ainda podem estimar quando se pode saltar um anúncio do YouTube através da barra de procura amarela na parte inferior do vídeo. Isto fornece subtilmente a informação necessária sem distrair os utilizadores do conteúdo patrocinado.

Tal como a maioria das novas introduções do YouTube, esta alteração à forma como os anúncios funcionam no telemóvel parece ser um teste limitado. Aparentemente, a empresa ainda não a anunciou oficialmente e nem todos os utilizadores a estão a detetar. Ainda não se sabe se a Google vai acabar com ela ou alargar a sua disponibilidade a todos os utilizadores. Seja como for a verdade é que está mais complicado utilizar o YouTube sem ser bombardeado com publicidade.

Mas vale a pena aderir ao Premium?

Se o custo do Premium vale ou não a pena depende do que vai aproveitar e que vamos explicar já a seguir.

Sem publicidade

O maior ponto de venda do YouTube Premium é que remove anúncios de todos os vídeos no YouTube. Embora existam outras formas de evitar publicidade não são autorizados e retiram ganhos ao criadores de conteúdos. Além disso, a não existência de publicidade alarga-se a todas as plataformas. Ou seja, acaba, tanto nos computadores como na Smart TV, consolas de jogos, smartphone e outros.

YouTube ver vídeos

Acesso ao YouTube Music Premium

A subscrição do YouTube Premium também inclui acesso ao YouTube Music Premium. Lembro que é o serviço de streaming de música da Google. Substituiu o Google Play Music, que terminou no final de 2020.

Tal como o Spotify e outras plataformas de streaming de música, o YouTube Music está disponível gratuitamente. Com o YouTube Music Premium, acabam-se os anúncios, a capacidade de reproduzir música em segundo plano, e a opção de fazer download para ouvir offline.

Downloads de vídeos e reprodução em segundo plano

Os benefícios acima do YouTube Premium aplicam-se a todos os dispositivos. Mas há algumas vantagens especificamente relacionadas com os dispositivos móveis.

Uma delas é que o YouTube Premium permite-lhe descarregar vídeos para o iPhone ou smartphones Android para visualização offline. Isto é ótimo para ver vídeos quando temos um plano de dados limitado, bem como quando não há ligação.

Entretanto também fica desbloqueada a capacidade de reproduzir vídeos em segundo plano. Mesmo que mude para outra aplicação ou desligue o ecrã. Manter o ecrã desligado também preservará a vida útil da bateria no seu smartphone.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também