Quando começou a conduzir provavelmente deram-lhe vários conselhos. Um deles pode ter sido o de não deixar o carro ao ralenti durante longos perÃodos de tempo, uma vez que isso iria queimar desnecessariamente o combustÃvel do seu depósito? Mas será mesmo assim?
Quanto perde de combustÃvel se deixar o carro ao ralenti?
Deixar o seu motor ao ralenti durante longos perÃodos de tempo, quer esteja apenas à espera que o motor aqueça na entrada da sua casa ou parado num engarrafamento na autoestrada, vai esgotar muito gradualmente as suas reservas de gasolina. Embora o ralenti não seja suscetÃvel de esgotar completamente o seu depósito ao mesmo ritmo que a condução regular, pode ter um impacto significativo na sua quilometragem total de combustÃvel.
De facto, as pessoas perdem milhares de milhões de litros de combustÃvel devido ao ralenti desnecessário numa base regular, tornando-o uma das coisas menos eficientes em termos de combustÃvel que pode fazer no seu automóvel.
Porque é que gasta combustÃvel?
Isto não é assim tão óbvio como parece. É normal pensar que se não estiver a acelerar ativamente o motor do seu carro, não está a desperdiçar combustÃvel, mas, infelizmente, não é esse o caso. Há uma grande diferença entre um motor ao ralenti e um motor desligado. Quando um motor está completamente desligado, nenhum dos seus processos está a funcionar. Os pistões nos cilindros estão completamente parados e não está a ser gerada energia.
Quando um motor está ao ralenti, por outro lado, o motor ainda está tecnicamente a funcionar, mas muito lentamente. Embora os pistões não estejam a disparar a toda a velocidade, ainda ocorrem pequenos movimentos do pistão, apenas o suficiente para manter a energia a fluir, para que possa voltar a andar imediatamente quando precisar. Mesmo um ligeiro movimento dos pistões necessita de uma pequena quantidade de combustÃvel. Se não houvesse combustÃvel a fluir e a ser consumido, os pistões não estariam a bombear. Infelizmente, não pode gerar energia de graça, mesmo que não a esteja a utilizar ativamente.
O ralenti desperdiça menos gasolina do que pensa, mas mais do que espera
Se deixasse o motor do seu carro ao ralenti durante um longo perÃodo de tempo, quanto combustÃvel desperdiçaria exatamente?
Os dados revelam que no caso de um motor de 2,0 litros desperdiça cerca de 0.6 litros de combustÃvel por hora de ralenti.
E o parar e arrancar o motor não gasta mais?
Caso esteja a pensar que o ralenti é mais eficiente em termos de combustÃvel do que o arranque do motor, pense novamente. Deixar o seu carro ao ralenti durante cerca de 10 segundos desperdiça mais combustÃvel do que parar e voltar a ligar o motor, 11,3 centÃmetros cúbicos contra 10,3 centÃmetros cúbicos, respetivamente.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!