Apple Watch já consegue adivinhar se vai ficar doente!

O Apple Watch é sem dúvida um dos melhores smartwatches do mercado. Para isto contribui o hardware, ou seja, tudo aquilo que ele tem no interior, mas também o software. No entanto, isto não significa que a Apple cruze os braços e como tal tem vindo a fazer várias modificações para melhorar o seu relógio. Uma delas, é a app Vitals que lançou na última versão do watchOS 11. É sem dúvida uma aplicação muito útil, até porque com ela o Apple Watch já consegue adivinhar se vai ficar doente. Veja como funciona!

Apple Watch já consegue adivinhar se vai ficar doente!

O utilizador do Reddit dalethomas81 percebeu como a aplicação Vitals no seu Apple Watch apontou três noites de temperatura de pulso superior ao normal durante a noite. Essa observação acabou sendo profética, pois a seguir ficou doente.

Muitos outros participaram do tópico do Reddit. O utilizador RCG21 e Special_Step_1717 deram ainda mais força a esta observação e revelaram que o seu Apple Watch Series 9 percebeu com antecedência que algo estava errado antes que eles pudessem sentir a doença que se aproximava.

O redditor devgeniu teve uma experiência diferente, no entanto. Embora o Apple Watch tenha mostrado sintomas de uma constipação, não o fez com dias de antecedência. Isto foi atribuído a uma diferença na tolerância à dor, e alguns utlizadores podem não perceber que estão doentes o suficiente por alguns dias.

A importância da app Vitals

A aplicação Vitals pode ser acedida através do ecrã inicial no Apple Watch e através da aplicação Saúde no iPhone. A aplicação estabelece um intervalo típico para cada uma das suas métricas de saúde (frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura do pulso, oxigénio no sangue e duração do sono), recolhidas enquanto dorme durante a noite ao longo de uma semana. Se várias das suas métricas de saúde estiverem fora do seu intervalo típico, recebe uma notificação juntamente com o contexto dos fatores que podem estar envolvidos – como medicamentos, alterações de altitude ou doença, por exemplo. Se não vir nenhum valor atípico, isso é bom, pois significa que os sinais vitais do seu corpo estão dentro do intervalo normal.

Atenção que a medição da temperatura do pulso foi introduzida com o Apple Watch Series 8, pelo que os smartwatches mais antigos não podem medir esta métrica. A Apple também avisa que as medições da aplicação Vitals não se destinam a utilização médica.

Independentemente disso, este é um excelente exemplo dos benefícios práticos das tecnologia de saúde incorporadas nos nossos smartwatches modernos. Ter um ou dois dias de antecedência antes de ficar doente pode ajudá-lo a planear melhor o seu tempo de inatividade. Também a arranjar ajuda adequada. Embora esta funcionalidade não seja algo em que se deva confiar sem pensar, pode servir como um sistema de alerta precoce, ajudando-o na sua doença e recuperação.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também