Todos queremos reduzir as despesas e isto é válido tanto para os gastos dentro de casa como aqueles que fazemos fora dela. Sem dúvida que uma das despesas que mais impacto tem no bolso dos portugueses é a fatura de combustÃvel. É para o ajudar que lhe vamos dar seis coisas que reduzem muito o que paga de gasolina e gasóleo.
Seis coisas que reduzem muito a fatura de combustÃvel!
1. Mude a sua forma de conduzir
Abrande – Reduzir a velocidade em autoestrada do limite legal dos 120 km/h para os 90 km/h pode reduzir o consumo até 25%.
Seja suave – Seja suave com o acelerador e o travão, use uma aceleração moderada. A travagem desnecessária desperdiça energia. Olhe mais à frente e deixe espaços maiores para manter um ritmo constante em vez de travar e acelerar constantemente, o que gasta mais combustÃvel.
Atenção à s mudanças – Muitos carros modernos têm modos de condução Eco, utilize-os. Caso contrário, tente acelerar o menos possÃvel e, se estiver a conduzir um carro manual, mude de velocidade mais cedo do que normalmente faria. Estar numa mudança mais alta significa menos carga no motor e menor consumo de combustÃvel.
Utilizar o sistema Stop/Start – Muitos automóveis modernos podem desligar automaticamente o motor nos semáforos e no trânsito, o que também ajuda a reduzir as emissões. Certifique-se de que utiliza esta funcionalidade. Se o seu carro não o tiver, adquira o hábito de o desligar manualmente nos semáforos de paragem prolongada.
2. Planeie a sua condução
Conduzir sem parar no trânsito gasta mais combustÃvel. Planeie a sua viagem antes de sair de casa, evite as horas de ponta, se possÃvel, e utilize aplicações como o Google Maps e o Waze, mesmo que saiba para onde vai, uma vez que estas tentarão desviá-lo do congestionamento de trânsito. Pense com antecedência no estacionamento. Entretanto eite conduzir sem destino à procura de lugares.
Desligue o ar condicionado – Manter o ar condicionado ligado no seu carro pode aumentar o seu consumo de combustÃvel em 8-10%.
3. Não deve fazer isto!
Não desligue o motor em andamento.
Isto é muito perigoso, pois perderá a direção assistida e os travões servo-assistidos, bem como os sistemas adicionais de ajuda ao condutor a bordo. Além disso, corre o risco de engatar o bloqueio da direção.
Não tenha o pé sempre na embraiagem nem coloque o carro em ponto morto num automóvel manual. Na realidade, o automóvel entra em modo de ralenti e comporta-se como se estivesse parado, continuando assim a consumir combustÃvel. Para abrandar, basta levantar o acelerador, o que, nos automóveis modernos, desliga os injetores e minimiza o consumo de combustÃvel.
4. Cuide do seu carro
O seu carro é mais eficiente em termos de combustÃvel quando está a funcionar a nÃveis óptimos, e a única forma de garantir isso é fazer a manutenção regular do seu carro e mandá-lo verificar. Até mesmo o tipo e a qualidade do óleo podem melhorar o consumo de combustÃvel em 1-2% (embora isso possa aumentar o desgaste em carros mais antigos). A utilização de velas de ignição de elevado desempenho, como as edições com ponta de irÃdio, também pode melhorar a eficiência.
5. Verifique os seus pneus!
Pneus com pressão insuficiente podem aumentar o consumo de combustÃvel até 3 por cento. Certifique-se de que estão regulados para as pressões corretas recomendadas pelo fabricante. Certifique-se de que o piso dos pneus está em boas condições e substitua imediatamente quaisquer pneus gastos, danificados ou magoados. Esta é também uma dica de segurança essencial.
6. Eliminar o peso e reduzir a resistência
Quanto mais peso extra transportar, mais combustÃvel irá consumir. 45 kg de peso adicional podem acrescentar 1 a 2% à sua economia de combustÃvel, e mesmo um depósito cheio de combustÃvel pode retirar quase 1% à sua economia de combustÃvel. Transportar um passageiro pode reduzir a sua eficiência de combustÃvel até 3-4%. Embora não estejamos a sugerir que abandone os seus amigos e familiares pense em retirar tudo o que for desnecessário do porta-bagagens ou dos compartimentos de arrumação.
Entretanto retirar a barra de tejadilho também ajuda, não só porque reduz o peso, mas também porque reduz a resistência aerodinâmica. Assim mesmo abrir as janelas ou o teto de abrir pode aumentar o arrastamento e perder 20% de eficiência de combustÃvel.
Agora já sabe como reduzir a fatura de combustÃvel.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!