Não arrisque comprar um telemóvel usado sem ver isto!

Os smartphones estão caros e é por esse motivo que o mercado em segunda mão está tão ativo. No entanto algumas pessoas ainda tentam evitá-los. Sobretudo porque existe sempre aquela ideia de que pode haver algum defeito. Afinal de contas, a pessoa livrou-se do telemóvel por alguma razão. No entanto, a verdade é que existem oportunidades muito boas. No entanto tem de saber o que procurar. Assim se fizer o que referimos neste artigo vai conseguir comprar um bom telemóvel usado!

Não arrisque comprar um telemóvel usado sem ver isto!

Verifique a loja antes de qualquer outra coisa

Seja uma loja de recondicionados ou um vendedor certifique-se que consegue o maior número de informações possíveis sobre eles. Certifique-se de que o vendedor está a negociar há algum tempo. Verifique as suas avaliações para se certificar de que tem clientes satisfeitos. Além disso, pergunte se o vendedor fornece uma garantia para o dispositivo. A maioria oferece uma garantia de 12 meses.

smartphone Android atacado em segredo, Xiaomi clonar pessoas, Xiaomi automóveis elétricos

Verifique se o IMEI do telemóvel escolhido não está bloqueado

Não compre o telemóvel sem experimentar algumas coisas. A primeira coisa que deve sempre fazer é verificar o IMEI, que pode encontrar digitando *#06# no teclado. Pode pedir também ao vendedor para o fornecer. Este número é o identificador que é frequentemente utilizado para listar um telemóvel como desaparecido, e a maioria das lojas poderá verificar se esse IMEI foi dado como roubado. Infelizmente, uma tática comum que temos visto ser utilizada é a de vender o telemóvel e, de seguida, dá-lo imediatamente como roubado para obter o seguro.

Se o vendedor não puder fornecer isso, é um sinal de alerta de que o telemóvel pode ser roubado ou falso.

Efectue um teste de diagnóstico básico ao telemóvel

Depois de saber qual o telemóvel que pretende, deve fazer uma verificação rápida dos sistemas básicos com um teste de diagnóstico simples. O objetivo é certificar-se de que todas as funcionalidades operam como devem, embora tenha de configurar o telemóvel inicialmente.

  • Efetue uma chamada e veja se estabelece ligação
  • Envie uma mensagem de texto e certifique-se de que é entregue
  • Reproduza algo no altifalante para verificar se o áudio funciona
  • Tire uma fotografia e verifique se a qualidade corresponde ao que espera

comprar um smartphone em 2025, apagar do telemóvel, aguentar o smartphone mais tempo

Certifique-se de que o wi-fi e o hotspot estão ligados

Depois de saber que o telemóvel funciona, é altura de verificar se não está rachado ou danificado. Um telemóvel usado pode não estar impecável, mas deve verificar se existem lascas ou pequenas fissuras que se agravam com o tempo. Uma forma de verificar se existem lascas e riscos mais pequenos é passar a unha ligeiramente pela extremidade do ecrã para ver se fica agarrada a alguma coisa.

Se estiver a comprar online, peça fotografias e imagens de alta qualidade dos aparelhos que possa ampliar antes de comprar o aparelho e faça uma verificação manual no dia em que entregar o aparelho.

Verifique as portas e a bateria

Há uma última coisa a verificar: as portas, a bateria e a capacidade de carregamento do telemóvel. Está no seu direito de pedir para ver o telemóvel a carregar. Quando tiver oportunidade de carregar o telemóvel, verifique se aparecem avisos de líquidos no ecrã.

É também uma boa ideia verificar se a bateria não está a inchar. A melhor forma de o fazer é olhar para o telemóvel de lado para ver se a parte de trás está a ser empurrada para cima. É também a altura certa para verificar se não faltam pinos na porta de carregamento e se esta não está cheia de sujidade.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também