Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

2nm vai significar um aumento de 50% nos dos preços! Medo!

Se por acaso tem estado atento ao mundo mobile, já deve ter percebido que as muitas fabricantes dentro do ecossistema Android estão prestes a lidar com um novo desafio.  Mais concretamente, os SoC de 3nm da Qualcomm e MediaTek vão aumentar o seu preço de forma muito significativa.

O que por sua vez significa um de dois caminhos.

Vamos ver um profundo impacto nos preços finais aos consumidores, o que não me parece uma grande ideia quando a Apple não aumentou preços. Ou então, se as fabricantes quiserem manter o seu nível de competitivadade, estas vão ter de baixar as margens de venda de qualquer smartphone de topo em 2025.

Pois, as coisas vão piorar ainda mais no futuro!

2nm vai significar um aumento de 50% nos dos preços! Medo!

7nm, tsmc, chip, chips, 3nm, 2nm

Isto dos monopólios tem muito que se lhe diga. A TSMC é a maior e mais evoluída fabricante de microchips à face da terra. Por isso, sem concorrência, pode pedir os preços que quiser e bem entender, especialmente quando o produto que está a oferecer é de qualidade, e não existe nada sequer similar no mercado.

Assim, depois de vários encarecimentos nos mais recentes processos de produção, tudo indica que a TSMC se prepara agora para pedir 30 mil dólares por cada wafer produzido nas suas linhas de 2nm. Ou seja, o dobro do preço que a fabricante de chips pede para o seu processo de 3nm.

Porquê estes aumentos?

Temos de ser justos. Nem tudo se deve à falta de concorrência.

O processo de 2nm é extremamente mais complexo, e como tal, uma fábrica capaz de produzir 50 mil wafers por mês custa cerca de 28 mil milhões de dólares. Um valor 8 mil milhões acima daquilo que custa uma fábrica de 3nm com a mesma força de produção. Além disso, o custo estimado por waffer representa um aumento de 50% em relação a 3nm e uma duplicação em relação aos 4 e 5nm.

Quando chegam os 2nm?

Ainda não existem certezas. Mas, devem chegar na segunda metade de 2025, e já devem dar vida aos novos iPhone 17 mais caros.

A TSMNC promete um aumento de 25~30% no lado da eficiência energética, e um aumento de 10~15 no lado da performance pujra e dura. Tudo isto com um aumento de 15% na densidade de transistores.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também