A Pesquisa Google pode ajudá-lo a encontrar tudo aquilo que procura, mas também pode conduzi-lo a páginas inúteis e até perigosas. Para que seja mais fácil saber se um site é legítimo, a empresa sediada em Mountain View está a experimentar uma nova funcionalidade de verificação. É por esse motivo que na prática começaram a aparecer vistos azuis na Google. Tudo para que corre menos riscos.
Google vai encher-se de vistos azuis. Sabe porquê?
De acordo com o The Verge, alguns utilizadores estão a começar a ver uma marca de verificação azul junto a links de empresas nos seus resultados de pesquisa. As marcas de verificação surgiram em sites oficiais da Microsoft, Meta, Epic Games, Apple, Amazon e HP. Pelo menos até agora. Parece que esta experiência ainda não foi alargada, uma vez que os utilizadores dizem que as marcas de verificação desapareceram depois de trocarem de conta.
Entretanto um porta-voz da Google diz ao The Verge que estão a realizar uma pequena pequena experiência que mostra marcas de verificação junto a determinadas empresas no Google.
Se passar o rato sobre a marca de verificação, aparecerá uma caixa com uma mensagem que diz: “Os sinais da Google sugerem que esta empresa é a empresa que diz ser. A Google não pode garantir a fiabilidade desta empresa ou dos seus produtos.” Aparentemente, estes sinais referem-se a aspectos como a verificação do Web site, dados do Merchant Center e análises manuais.
Para além disso, a publicação sugere que esta experiência pode ser uma extensão da funcionalidade Brand Indictors for Message Identification (BIMI) encontrada no Gmail. Pode não estar familiarizado com o nome desta funcionalidade do Gmail, mas provavelmente já viu a marca de verificação azul junto ao nome de uma marca.
Resta saber até que ponto estas marcas de verificação serão úteis. No mínimo, não deve ser uma grande confusão como a situação das marcas de verificação no X (antigo Twitter).
A Google ainda não anunciou oficialmente esta funcionalidade.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!