No dia 3 de outubro, o YouTube sofreu uma falha técnica bizarra e removeu canais e baniu contas por engano. Curiosamente, o incidente ocorreu no mesmo dia em que a empresa anunciou algumas mudanças importantes no YouTube Shorts.
YouTube removeu canais e baniu contas por engano! Pode apelar!
O YouTube reconhece que a remoção de canais e o banimento de contas foi um erro. De facto, utilizadores de todo o mundo relataram que o YouTube sinalizou o seu canal e conta por “spam, práticas enganosas e política de fraudes”. Para surpresa de muitos, os utilizadores que nunca carregaram vídeos no YouTube também perderam o acesso às suas contas devido a este erro.
Uma vez que os utilizadores perderam o acesso à sua conta, não puderam ver vídeos do YouTube nem ouvir o YouTube Music. O pior é que alguns subscritores do YouTube Premium também perderam o acesso às suas listas de reprodução guardadas e a outros conteúdos.
O YouTube foi suficientemente rápido a resolver este erro depois de o problema se ter espalhado como um incêndio nas redes sociais. Numa publicação no tópico de suporte, o YouTube reconheceu que está ciente do banimento incorreto da conta e da exclusão do canal. A empresa disse ainda que está a trabalhar continuamente para corrigir o problema.
“As nossas equipas continuam a trabalhar para restabelecer todos os canais removidos e o seu acesso a subscrições pagas (YouTube TV, YouTube Premium, YouTube Music). Lamentamos muito este erro da nossa parte e faremos o acompanhamento aqui quando estiver concluído.”
Os utilizadores podem recorrer para recuperar o canal removido e a conta banida
O YouTube aparentemente enviou e-mails aos utilizadores para comunicar a proibição da conta ou a remoção do canal. Além disso, a empresa mencionou que os afetados podem apelar para recuperar o acesso à conta e restabelecer seus canais removidos.
Felizmente, o processo de recurso está alegadamente a ajudar os utilizadores, uma vez que muitos utilizadores recuperaram os seus próprios canais do YouTube banidos. No entanto, alguns ainda se queixam de não conseguirem ver as suas listas de reprodução. O YouTube também abordou esta situação no mesmo post.
De acordo com o post, se acabou de recuperar o seu canal removido, poderá encontrar alguns conteúdos e listas de reprodução em falta. O YouTube diz que é um atraso normal e que não precisa de se preocupar. Além disso, a empresa refere ainda que tudo voltará ao seu lugar passado algum tempo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!