Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Como se arrefece um motor elétrico se não existe radiador?

A ausência de um motor a combustão significa a ausência de emissões nocivas e a poupança de dinheiro em gasolina. No entanto, devido à própria natureza da produção de energia, há alguns aspectos da funcionalidade dos veículos eléctricos que até são semelhantes ao veículos tradicionais. Por exemplo, quando se pensa no funcionamento de um motor tradicional, é provável que se espere uma boa quantidade de calor. Mesmo um motor elétrico como o de um EV pode ficar bastante quente. No entanto como se arrefece um motor elétrico se não existe radiador?

Como se arrefece um motor elétrico se não existe radiador?

Os motores dos veículos elétricos podem-se arrefecer através da utilização de refrigeração líquida e/ou a ar. O arrefecimento por líquido é geralmente a opção mais popular. Tubos cheios de líquido de refrigeração especialmente formulado fluem através de recantos por baixo da bateria, onde a maior parte do calor é gerado. O líquido de refrigeração absorve o calor da bateria e envia-o para um permutador de calor, onde o excesso de temperatura pode ser evaporado em segurança. O arrefecimento por ar também pode ser implementado, bastando passar o ar exterior através e à volta da bateria e de volta para fora do automóvel. É por isso que alguns veículos eléctricos ainda têm grelhas de radiador, apesar de não terem radiadores, para facilitar o fluxo de ar.

De onde vem o calor num veículo elétrico?

Um motor de combustão gera os seus elevados níveis de calor através de uma combinação do processo típico de combustão de combustível e ar e do movimento rápido dos pistões nos cilindros. Para aliviar esta acumulação de calor, um automóvel típico possui um radiador, normalmente montado perto do motor. O radiador recebe o líquido de refrigeração que circula à volta do motor, absorvendo passivamente o calor, e canaliza-o através de uma série de aletas de alumínio onduladas. Isto expõe o líquido de refrigeração ao ar do exterior do automóvel, permitindo que o calor passe para dentro e para fora do motor, enquanto o líquido de refrigeração, agora frio, recircula de volta para o motor.

Entretanto o motor elétrico montado num veículo elétrico não vem com um radiador. Se pensa que isso não é um problema, pense novamente. A bateria de um motor elétrico pode gerar um nível intenso de calor. Isto devido à conversão de correntes eléctricas diretas de alta tensão em correntes alternadas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também