Como deve saber, a União Europeia decidiu recentemente implementar um sistema de tarifas, em que todos os carros produzidos na China têm de pagar um valor extra para entrar no território Europeu.
Sim, leu bem, todos os carros produzidos na China, não estamos apenas a falar de carros provenientes de fabricantes Chinesas. Isto também afeta a BMW, a VW, a Renault, e até a Tesla.
Sendo exatamente por isso que, apesar de toda a situação ser um pau de dois bicos, a BMW AG está a meter alguma pressão em Berlim para que a Alemanha não vote favoravelmente neste novo esforço de aumento de tarifas.
BMW quer que a Alemanha vote contra as Tarifas!
Porquê? Pois bem, além do facto de um hipotético aumento de tarifas complicarem ainda mais a produção Chinesa das muitas fabricantes Europeias. A realidade é que tudo isto vai dar força a uma nova disputa económica, onde as fabricantes Europeias também vão ver as suas vendas no Continente Asiático a sofrer.
Ou seja, é uma situação complicada! Se não aumentarem as tarifas, o mercado Europeu é inundado por veÃculos Chineses baratos, significativamente mais baratos face à s propostas Europeias. Isto porque, apesar do facto de ser muito provável que as fabricantes percam dinheiro em cada unidade vendida, existem investidores, onde até podemos incluir o estado Chinês, a investir grandes quantidades de dinheiro para “andar para a frente”.
Mas, por outro lado, se esta estratégia for em frente, os fabricantes Europeus vão deixar de vender tantos carros no gigante e lucrativo mercado Chinês.
Qual é a melhor solução? Num mundo perfeito, era deixar o mercado funcionar, porque o consumidor só tem a ganhar com este tipo de situação. Afinal, mais carros, a preços mais baixos, só pode significar mais concorrência e um maior leque de escolha cheio de qualidade.
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